Juliana Rabelo's profile

UX/UI Design: Doceria Balaio

Com base nas pesquisas realizadas, e após a apresentação dos resultados da entrevista qualitativa para as sócias da Balaio, ficou evidente que o desenvolvimento de um aplicativo ou de um site não seria a melhor solução¹ digital para os problemas atuais da empresa, considerando o seu porte e estado financeiro.

Dito isso, o projeto de site apresentado aqui (ainda) não está no ar, e foi desenvolvido com a finalidade de estudo, para por em prática os dados colhidos na etapa de pesquisa.
01
VISUAL CONCEPT

A Balaio é enraizada na cultura nordestina e fortalezense, criada por netas de avós que eram como mães. Ela tem gostinho de casa, é companheira dos cafés. É meticulosa nos processos, mas o resultado final é como um chamego gostoso no paladar.
02
DESIGN SYSTEM
Para ecoar a essência da marca, optei por uma paleta de cores calorosas, refletindo a alma do Ceará, complementadas por tons mais suaves, que transmitem uma sensação de doçura.

A paleta inclui tons de marrom, evocando os diversos sabores do chocolate; neutros, reminiscentes de ingredientes como leite e farinha; e cores vibrantes, que fazem alusão a elementos mais requintados, como pistache e menta.

.
As curvas acentuadas, a largura e o forte geometrismo da tipografia Righteous têm uma herança artística e moderna, além do nível altíssimo de legibilidade. A Quicksand é mais amigável, e também oferece boa leitura em vários tamanhos; além disso, possui uma boa variedade de pesos, e é interessante perceber como as extremidades arredondadas de cada caractere fazem um conjunto harmônico com a outra fonte.

.
03
HIERARQUIA DA INFORMAÇÃO

Considerando que a visita ao site representa o primeiro ou segundo contato do usuário com a Balaio e que ele pode já estar inclinado a fazer uma compra, organizei a hierarquia das informações seguindo a estrutura básica de uma narrativa em três atos:

1. Apresentação: Explore nossa variedade de produtos e descubra como cada um deles é incrível!

2. Validação: Conheça quem está por trás dos nossos produtos e por que você deveria escolher a Balaio para suas compras.

3. Chamada para Ação: Agora que você está ciente de todas essas informações valiosas, venha fazer seu pedido!
04
PROTOTIPAÇÃO

Dada a tendência à personalização identificada na pesquisa, há um estímulo deliberado para o contato direto com a Balaio pelo Whatsapp. Utilizando uma linguagem casual e amigável, transmitimos a mensagem de que entendemos a importância do seu pedido e estamos prontos para ajudar.​​​​​​​​​​​​​​
05
CONCLUSÃO

Este projeto foi uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, onde pude experimentar a importância de cada etapa do processo, desde a identificação do problema até a aplicação dos princípios de design nos primeiros esboços, seleção de fontes e cores e garantia da acessibilidade. Contribuir para uma empresa que tanto admiro tornou essa experiência ainda mais significativa.

Sim, eu acredito que os doces da Balaio têm potencial de competir com os grandes nomes do mercado! E neste momento de transição de carreira, em que reflito sobre como posso usar minhas competências para impactar positivamente o mundo ao meu redor, me motivo pelo desejo de ver mulheres conquistando seus sonhos, na certeza de que isso abre caminhos para que mais mulheres possam fazer o mesmo.
medium linkedin
julianarabelo.art@gmail.com

-

¹Como solução para atrair novos clientes e se aproximar mais do seu público, a Balaio passou a integrar feiras de empreendedores da cidade. Com o aumento da procura, surgiu a necessidade de fazer produtos disponíveis para pronta entrega e automatizar o processo de encomendas, e a Balaio passa a entrar na plataforma iFood.

Dado que a maior parte dos entrevistados preferia fazer seus pedidos de comida através do Whatsapp, a Balaio investiu no Whatsapp Business, e desde então tem explorado suas funcionalidades para economia de tempo e agilidade no atendimento, como o menu fixo e as mensagens automáticas.

UX/UI Design: Doceria Balaio
Published:

Owner

UX/UI Design: Doceria Balaio

Published: