.quando eu tinha 15 anos, conheci um professor durante o curso técnico na escola. ele tinha título de doutor. naquele momento, eu tive um desejo: "eu quero ser doutora. Eu quero ser pesquisadora." lembro dele olhar e soltar uma risada discreta. consciente de que para uma jovem mulher, tornar-se doutora representaria um caminho mais desafiador em comparação aos seus alunos homens.

.lembro que esse professor não apenas me apresentou às futuras televisões que agora estão em muitas casas, mas também destacou a importância de persistir no alcance dos meus objetivos. eu gostava da maneira como ele me tratava, pois me tratava como uma pesquisadora e não me diferenciava dos outros.

esse caminho da pesquisa se tornou o maior projeto de vida à longo prazo, tendo ao total 15 anos de espera:

.pesquisa júnior (financiado pelo CETAM) | 2009
.pesquisa pibic (financiado pela FAPEAM) | 2014
.mestrado (financiado pela FAPEAM) | 2015-2017
.doutorado (financiado pela CAPES) | 2018-2023

.embora tenha enfrentado inúmeras adversidades, quedas e momentos de subestimação, inclusive episódios de síndrome do impostor, alcancei meu objetivo: ser uma mulher doutora na área de letras, escrita e tecnologia.

este percurso foi extenso, marcado por desafios e superações, mas hoje, olhando para trás, sou grata a mim mesma e a todos que estiveram ao meu lado nessa jornada. ❤️


Pesquisas
Published:

Owner

Pesquisas

Published:

Creative Fields