REFORMA DE AUDITÓRIO E HALL / FOYER
FUNDAÇÃO DO ENSINO DE CONTAGEM (FUNEC) / UNIDADE CENTEC
PROJETO: 2023 | OBRA: 2024
FOYER

Como elemento projetual, foyer é o espaço que antecede o auditório e fornece lugar para preparação, convivência e descanso. Pode ser destinado a exposições e bilheteria.

Palavra francesa que significa lareira. Sua origem está no latim “Focus”. 
O fogo foi um dos grandes fatores responsáveis pela sobrevivência humana enquanto espécie.
A casa passa a existir a partir do momento em que aprendemos a dominar e guardar o fogo em nossos abrigos. 
O lar acontece quando a necessidade de abrigar o fogo para sobreviver passa a ser também 
um convite ao convívio, às conexões e trocas.
O projeto do foyer da unidade Centec foi pensado como extensão visual do auditório. Nesse sentido, o painel ripado posiciona o lugar e, juntamente com as poltronas e puffs espalhados, formam o contexto convidativo. As cores das poltronas e puffs são propositadamente diversificadas para contrastar com o painel e o piso existente. O estilo dos assentos com pé-palito indica aconchego e faz conexão com a madeira do painel. 

Suas cores não devem ser extravagantes ou demasiado quentes, o que tornaria o espaço enjoativo com o tempo. 

A tonalidade do mobiliário precisa ser suave, porém marcante. 
A pintura das paredes pode ser branca e as pilastras em azul. 

Essas escolhas materializam conforto e aconchego em um espaço importante do centro técnico da renomada Fundação do Ensino de Contagem.

AUDITÓRIO
Um dos focos do projeto foi dar acessibilidade aos diversos setores do auditório, dentro das possibilidades do espaço já construído, conforme a Norma Brasileira NBR 9050 da ABNT. Os banheiros e depósito dos fundos foram demolidos para dar lugar à nova rampa acessível.

A otimização do som também foi um assunto importante dentro do projeto, uma vez que os painéis de revestimento foram propostos não só pela estética elegante e atemporal, mas também pela performance acústica. 

As poltronas com banco articulado são do tipo universitárias, com braço escamoteável para anotações. Seu estofado foi proposto em tons de um azul mais fechado, como o “eclesiástico” ou o “fundo do mar”. 
Propõe-se o rebaixo escalonado do gesso em 4 níveis. O rebaixo do palco é maior, gerando um volume de caixa acústica. Essa nova altura do forro também traz mais aconchego para quem precisa se apresentar.

O design em tonalidades neutras permite que a natureza de cada evento seja o centro das atenções, com suas próprias cores.
Quem passa pela instituição sabe da importância da diversidade que cabe nesse espaço.

Foi criada a sala de controle audiovisual, com vidro curvo em vista panorâmica e uma bancada planejada para as operações de sonorização e iluminação.
Os pisos de granitina existentes passarão por um processo de limpeza e a parte nova seguirá a paginação preexistente. 
O piso do palco e rampas laterais são de piso vinílico comercial para comportar alta capacidade de trânsito. A cor cinza do vinílico juntamente com o painel de lousa e o forro de gesso brancos neutralizam o ritmo e tonalidade dos painéis ripados, criando o espaço de foco no centro do palco.
ACESSIBILIDADE NO AUDITÓRIO

As rampas preexistentes foram mantidas em sua inclinação e comprimentos originais. As rampas novas são duas, uma com inclinação de 8,33% e outra com inclinação de 10,47%. A Norma de Acessibilidade (NBR 9050) indica que rampas em edifícios construídos antes de 2004 podem ter inclinação superior a 8,33%, desde que seu comprimento seja de no máximo 4 m. 

Há 4 lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, sendo 2 espaços para pessoa em cadeira de rodas e 2 para pessoa obesa, seguindo a proporcionalidade prevista no Decreto Federal nº 5296/04.

O hall / foyer já é acessível.
PERFORMANCE ACÚSTICA - PAINÉIS SONEX NEXACUSTIC
Visando otimizar a performance acústica, especificou-se duas categorias de painéis acústicos:
1) refletores ao redor do palco (NEXACUSTIC 16-RF)
2) absorvedores ao redor da plateia. (NEXACUSTIC 16 e NEXACUSTIC FLAT)

Além disso, folhas de MDF da mesma textura e cor foram especificadas em alguns pontos como a parte posterior do auditório.
Os painéis somados à caixa acústica formada pela volumetria do palco ampliarão significativamente a performance acústica.

A sonorização dos equipamentos de som ficou totalmente embutida no forro.
Proposta de planos de corte para cada tipo de painel:
Planta de forro mostrando sonorização e iluminação:
CAMARIM
Em contraste com as cores sóbrias e neutras do auditório, o camarim recebeu as cores do rebranding de 50 anos da FUNEC.
Apesar das cores serem fortes, essa escolha foi feita com segurança, uma vez que as altas janelas preexistentes serão mantidas e a iluminação artificial será otimizada. 
As cores tornam o ambiente alegre e auxiliam a delimitar o espaço, fornecendo especialmente a sensação de escala humana e acolhimento em um espaço que tem pé direito alto.

A iluminação pendente também auxilia nesse contexto acolhedor. Isso é importante para quem está prestes a se apresentar.

O camarim ficou dividido em 3 espaços:
1. Armazenamento multiuso
2. Camarim
3. Depósito com prateleiras, fechado com porta de correr (antigo sanitário)
Legenda de tags, desenhos de detalhamento, legendas e tabelas:
Auditório CENTEC
Published:

Owner

Auditório CENTEC

Projeto executivo feito pelo escritório de arquitetura Entre Folhas, em parceria com o arquiteto Paulo Rodrigues dos Santos, que ficou responsáve Read More

Published: