Marlus Araujo's profile

AQUI E AGORA - Solo Exhibition

"Here and Now" is the first solo exhibition by Marlus Araujo, featuring immersive and interactive video installations, showcased at SENAC Lapa Scipião (São Paulo) in October 2022. Araujo's research is based on a series of experiments developed through the reaction-diffusion model, also known as "Turing patterns," which allows for the simulation of a range of natural phenomena, from chemical reactions to the biological development processes of forms.

“Aqui e Agora”
é a primeira exposição individual de Marlus Araujo, em formato de vídeo instalações imersivas e interativas, exibida no SENAC Lapa Scipião (São Paulo) em Outubro de 2022. A pesquisa de Araujo, é baseada numa série de experimentos desenvolvidos através do modelo de reação-difusão, também conhecido como "padrões de Turing", que permite simular uma série de fenômenos naturais, desde as reações químicas até os processos de desenvolvimento biológico de formas. 

Curadoria: Sandra Tucci
Produção: Maurício Borges
Fluir em Imagens Fluir em espaços 

Em fins da década de 1960, artistas brasileiros começam a se interessar pela  apropriação e pelo uso de tecnologias computacionais na elaboração e na produção de suas obras. Chamados hoje de tecnologia retrô, sensores de presença, imagens projetadas,  GPS, localizadores entre outros, repartem suas funções com plataformas de mídia social e espaços no metaverso. Através de codificação compartilhada e co-criações, fazem brotar ambientes imersivos e participativos tanto no real como no virtual.

Além disso, com a inteligência artificial e sua capacidade cada vez maior de criar imagens (estáticas e em movimento) extremamente realistas e facilmente adaptáveis a diversas situações, inclusive “falsas”. 

Criptomoedas, bitcoins, NFTs, blockchain, OpenSea, plataformas de investimento que funcionam como a bolsa de valores também se tornam atraentes para investidores em arte e artistas que vislumbram alcançar muito dinheiro. Esse mar de opções high tech quando encontra as mentes criativas, científicas e artísticas proporciona e promete a aparição de novas imagens, novos moldes, novos impulsos, e outros riscos.

“Aqui e Agora” é a primeira exposição individual de Marlus Araujo com “arte generativa” em formato de vídeo instalações imersivas e interativas. A pesquisa de Araujo, é baseada numa série de experimentos desenvolvidos através do modelo de reação-difusão, também conhecido como "padrões de Turing", que permite simular uma série de fenômenos naturais, desde as reações químicas até os processos de desenvolvimento biológico de formas. 

Além da instalação, dez NFTs de autoria do artista multimidiático remetem ao Micélio, a rede de fungos que pode ajudar na sustentabilidade planetária. Nelas, as simulações orgânicas são geradas a partir de imagens sementes, representações simbólicas inspiradas na numerologia do livro Quadrivium.

A interpretação livre desses números carregam o interesse pessoal de Araujo sobretudo nas ligações possíveis entre o orgânico e o eletrônico, passado e futuro, objetividade e subjetividade.  

Essa fusão de curiosidade e arte e de natureza amalgamada com conhecimento, encontra algoritmos sofisticados e produz mundos fluidos em imagens ainda não-possíveis, sempre novas, em simbiose e em devir.

Sandra Tucci
Curadora SENAC Lapa Scipião (São Paulo)
AQUI E AGORA - Solo Exhibition
Published:

AQUI E AGORA - Solo Exhibition

Published: