Sinalização Moinho

Exhibition & Signage



SINALIZAÇÃO / WAYFINDING


Moinho — Revitalis
Recife/PE

O projeto de sinalização do Moinho foi desenvolvido em dois grandes blocos: o bloco corporativo e de estacionamento. O projeto de retrofit tinha uma proposta de manter o aspecto industrial original do antigo prédio abandonado do Moinho Recife S/A, construído em 1914 e que foi a primeira fábrica de farinha do Nordeste. O empreendimento foi então adquirido e iniciaram a construção e reforma, mas muitos aspectos da estrutura inicial do moinho foi mantida, como os silos de armazenamento por exemplo. 

Nosso projeto inicia com uma visita para compreender os fluxos de navegação e as mapear as necessidades de sinalização dos espaços comuns. O bloco corporativo demandava uma dinâmica muito específica, pois tinha-se a proposta de dividir o espaço em 3 grandes blocos: B, C e D. Para cada um, escolhemos uma cor que ajudaria na identificação do bloco. O sistema de sinalização integra com o aspecto industrial, utilizando pintura, adesivos, placas luminosas e suspensas. 

Para o bloco do estacionamento, buscamos uma sinalização funcional que facilitasse o uso do espaço, que possuía um complexo sistema de rampas e gerava duas alturas distintas. Para facilitar a localização, criamos dois blocos de cores e uma sinalização simples de indicação de fluxo de direcionamento para os carros. 

Uma peça única nessa proposta foi a torre que criamos na área externa, entre os dois blocos. Utilizamos 1.500 tijolos originais da obra de 1914 para compor uma torre que homenageia os moinhos holandeses, uma clara menção a influência da presença dos holandeses em Pernambuco. 


Direção criativa: João Faissal
Designers da Sinalização: Elson Morais e Guilherme Deganello
Design dos Tapumes: Gabi Miranda
Gerência de Produção: Roberta Batista
Fotos e vídeos: Colores Filmes e João Faissal




2023


Sinalização Moinho
Published: