26º Rio Cello


​​​​​​​
O Festival Internacional Rio Cello chegou à sua 26ª edição em meio à pandemia. E pela primeira vez em sua história, teve seus encontros com a música, a dança e a arte, em meio online. Em um momento de incerteza e insegurança, em agosto de 2020, a cultura mais do que nunca se fez essencial. E em um resgate ao tempo, esse tempo compassado que de repente parou, demos a ele um símbolo de resistência e memória. Em seus 25 anos de presença anual, milhares de pessoas foram sensibilizadas, muitas histórias foram transformadas, diversas performances apresentadas. Em seu 26º ano, toda essa história foi Re/vista, Re/vivida, Re/lembrada. Com uma curadoria dos mais emblemáticos encontros na música, um programa online foi compartilhado, trazendo de volta a emoção e inspiração em tempos duros. Marcando uma vida inteira em uma pausa. O projeto gráfico resgata sua história visual e traz a essência simbólica da música à tona, de maneira sistemática e memorável.




Símbolo Dal Segno é um termo musical que significa “a partir do sinal” instruindo o músico a repetir uma determinada passagem musical com início no símbolo Segno. Lugar de Memória é um recorte material de uma unidade temporal que serve, periodicamente, a um lembrete concentrado de lembrar. Repetição e Memória. Nestes dois campos construímos o conceito do projeto, materializado através dos elementos musicais que representam, em signos, marcos de repetição na partitura. Em tantos registros dos eventos, selecionamos as imagens que refletem a paleta cromática do projeto, tendo, não à toa, o vermelho e o azul como principais. Transportando o conceito para o universo gráfico, a pós imagem projetada em azul  ao olharmos fixamente para o vermelho faz destas cores complementares uma memória visual.




Com uma vasta pesquisa nos campos simbólicos da música; com uma profunda imersão nos registros dos 25 anos passados do Festival; com o intuito de criar formas icônicas que pudessem ser trabalhadas nos diversos meios digitais, desenvolvemos uma identidade visual impactante e versátil. A partir de experimentações digitais, a combinação dos elementos gráficos se multiplica em sinais e em conteúdo visual e verbal, sempre reforçando o seu conceito. Para provocar descontração, criamos diversos filtros de Instagram promovendo a programação do evento integrada à vida atual dos músicos em suas casas. E para levar essa memória às pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelo evento, uma ecobag com postais e cartazes foram enviados. Marcando um tempo de angústia com cultura e arte.


26º Rio Cello
Published:

26º Rio Cello

Published:

Creative Fields