CANSEI DE SER GATO
identidade visual & embalagem   //   2022  //  realizado no Swt & Co. Studio   //   direção artística: Isabela Rodrigues; concepts 3D: Raíssa Caldas; ilustrações: Gustavo Lindermann

Em 2013 as humanas do Chico começaram despretensiosamente uma página no Facebook, onde o vestiam com inúmeras fantasias, adicionando os dizeres: "cansei de ser gato, virei ______". Ao longo dos anos a página alcançou um milhão de seguidores, uma loja com produtos próprios, um podcast, uma legião de fãs e agentes felinos e uma parceria com o maior petshop do Brasil, a Petz. Com tamanho alcance, a identidade criada às pressas no início da marca já não agradava o CEO Chico e suas humanas...

Com uma personalidade marcante, Chico é o rosto da Cansei de Ser Gato e isso não deveria mudar. 
O desafio foi construir uma nova identidade que fosse autêntica como os felinos e não apagasse o brilho do CEO e seus irmãos. A origem ácida foi então preservada no tom de voz, definindo uma paleta cromática reduzida  e trazendo elementos que reforçassem o arquétipo rebelde também no visual. Afinal, até o gato mais comportado é também um vândalo. Das tipografias às ilustrações, o universo da marca foi recriado dando mais ênfase ao humor sarcástico e as manias atreladas aos felinos. Fazendo do Chico um co-autor, a identidade apresenta traços manuais de interferência, como rabiscos e uma tipografia de apoio mais manual. Já o logotipo ganhou traços afiados e de movimento, alusão a capacidade dos gatos de arranharem, se alongarem e, ao mesmo tempo, se comprimirem em uma bolinha.



ASSINATURAS
Expandindo o universo visual da marca, para se alinhar às inúmeras personalidades do Chico, foram criadas quatro assinaturas para a Cansei de ser Gato. Como logotipo principal temos o nome da marca por extenso em formato bloco com arestas quadradas e algumas letras alongadas. E se apropriando da forma como os seguidores e funcionários se referem à marca, foi criada também a redução CDSG, ampliada para o formato selo circular e oval. Tais assinaturas possibilitaram movimento à marca.


ILUSTRAÇÕES
Ainda reforçando a narrativa rebelde, de que todo o gato é um vândalo, ilustrações complementares as dos personagens do Chico foram criadas para interagirem com textos e fotografias. Elas trazem objetos que os felinos adoram, como caixa de papelão, bolinha amassada de papel e até alguns dos brinquedos mais baratos como prendedor de roupa, barbante e lacres. Seus traços possuem arestas imperfeitas e o duo de cores vibrantes.

EMBALAGENS
As novas embalagens da Cansei de ser Gato destacam as assinaturas da marca, sempre acompanhadas de ilustração ou foto do produto centralizado ao layout. Assim cria-se um padrão nas gôndolas e consequentemente o destaque dos produtos da marca perante seus concorrentes, já que hoje boa parte do portfólio da CDSG está disponível nas lojas Petz de todo o Brasil. 


Cansei de ser Gato
Published:

Owner

Cansei de ser Gato

Published: