Este projeto sintetiza a criação do primeiro evento focado em acessibilidade digital do nordeste, o RECPARE. De idealização e organização de Pedro Izidio. Fui responsável pelo processo ideativo e visual do evento. 
O que é o Recpare?
O RECPARE é o primeiro evento focado em Acessibilidade Digital do Nordeste, nasceu da inquietação do Pedro Izidio em movimentar a área de tecnologia sobre o pilar de acessibilidade, e sobre como profissões envoltas no pilar de T.I.C (Tecnologia, Informação, Comunicação) e produto podem impactar no cenário de acessibilidade. Com essa proposta, o evento busca reunir um público composto por desenvolvedores, designers, Gestores de D&I, empresários, gerentes de TI, estudantes e entusiastas de todo o Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de associar a sua atuação profissional à iniciativas abertas de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade. Nascemos em 2022, quando passamos por todo processo de ideação; mas nosso primeiro evento foi no dia 16 de junho de 2023, quando conseguimos torná-lo tangível.
Processo de ideação e documentação 

Uma das primeiras etapas foi construir um canvas de negócio, para equalizar o entendimento sobre o que viria a ser a ideia. Para isso, mapeamos as potenciais dores que envolviam a área de acessibilidade dentro do escopo tecnologia. 
Paralelo ao canvas de negócio, fizemos uma desk research linkada a uma pesquisa qualitativa com alguns nomes no cenário de Acessibilidade. Nossa ideia era, para além de entender como a área se comportava em questão de embasamento, material, conteúdo... conseguir compor insights para a criação de algo que pudesse colocar profissionais de tecnologias a pensarem sobre o impacto de suas profissões na vida e autonomia dos consumidores dos produtos digitais. 
Realizamos uma Matriz CSD, numa dinâmica conduzida pela Sandyara Peres, para alinhas nossos valores e missões, e gerar insights. 
Nossas cerimônias foram organizadas no Notion, o qual utilizamos para compor a estrutura organizacional, desde atas de reuniões, o nosso backlog de atividades, estrutura de possíveis palestrantes, composição de cronograma, cotações e templates para serem utilizados pelo time. 
Abaixo, o recorte de uma das atividades de naming que fizemos, para ideias de nomes para compor o que viria a ser o evento. E assim, começamos todo o processo de Branding, o qual foi de minha responsabilidade. Nessa etapa, quis construir elementos simples, que não fossem visualmente muito expressivos, para que a ideia do evento não ficasse refletida na composição estética. A utilização das cores roxa e rosa, em tonalidades fortes e vibrantes compos nosso entendimento sobre um trabalho de identidade que contemplasse foco, identidade e neurodiversidades. Assim como a tipografia, a qual buscamos deixá-la sem prologamento e minimalista, trabalhando com famílias, em geral, sans-serif. O branding do recpare teve como mote uma comunicação assertiva. 
O processo de composição das camisas do evento foi através de estampa com tela de serigrafia. O processo também foi feito manualmente por mim. 
RECPARE
Published:

Owner

RECPARE

Published: