Este é o resultado do desafio do primeiro módulo da Formação Profissional em 3D com Blender da Revolution Escola de Artes Digitais.

O desafio consistiu em criar uma arte 3D para divulgar a Feira de Ciências de 2023 da escola de Ensino Fundamental RevoKids.
O propósito dessa peça é incentivar os alunos do primeiro ao quinto ano a apresentar os seus trabalhos de ciências no evento. A intenção foi aliar ciência com diversão e representar essa combinação através de uma única imagem.

Assim, resolvi combinar dois temas científicos de maneira lúdica: os planetas do nosso sistema solar com a estrura de um átomo.
Os planetas orbitam o Sol, assim como os elétrons se movem pela eletrosfera ao redor do núcleo atômico. Obviamente, os movimentos de rotação e translação dos planetas são diferentes dos movimentos dos elétrons, mas é aí que entra a licença poética ao representar nosso sistema solar com uma roupagem divertida, a fim de criar uma imagem atrativa para as crianças que participarão do evento.
Como gerar um cinturão de asteróides com apenas um simples objeto? Com geometry nodes, é claro! Os “nós de geometria” podem construir e manipular a geometria de forma procedural, com base em parâmetros definidos nos conjuntos de nós.
Com uma única e simples esfera, foi possível gerar todo o Sistema Solar de forma estilizada para combinar com a estética mais cartunesca e simplificada do projeto.

Diferente dos geometry nodes, nessa parte do processo a ideia não era manipular a geometria, quantidade ou disposição dos objetos, mas suas "roupagens". Isto é, suas texturas ou shaders.

Isso foi possível pelo uso de texturas procedurais, que são shaders com detalhes nítidos e sem padrões repetidos gerados por combinações de nodes no Shader Editor.
O processo passou por várias etapas que, ao poucos, geraram diferentes versões de arquivos de Blender, culminando em uma imagem renderizada. Esta, foi editado no Photoshop para realçar brilhos e fazer ajustes de cor, gerando a arte-final.
Science Fair
Published:

Owner

Science Fair

Published: