Esse primeiro post fala um pouco sobre o início da minha carreira. Trabalhar com geoprocessamento não era algo que estava nos meus planos, mas a multidisciplinariedade da Engenharia Ambiental me permitiu conhecer e admirar essa área tão diversa. E essa foi a surpresa para mim.

Hoje trabalho no setor de Gestão de Terras da Petrobrás, no ativo de produção do Alto do Rodrigues/RN, atuando diretamente no projeto de servidão das instalações Petrobras na unidade de negócio RNCE. Um processo complexo e muito importante!

Em um breve resumo: (i) Gero as áreas serviendas; (ii) Utilizo de processamento digital de imagens para gerar o valor a ser pago aos proprietários a depender da saúde da cultura implantada; (iii) Utilizo de ferramentas de model builder para otimizar os processos; (iv) Desenvolvo mapas de uso e ocupação do solo, instalações, croquis, etc. As ferramentas SIG nos permitem um mundo de atuações!

Na graduação em engenharia utilizamos diversos softwares e ferramentas que muitas vezes tratamos apenas como algo superficial, mas não imaginamos os caminhos que esses mecanismos podem nos levar.

Sem pretensão, a curiosidade me abriu as portas para o mercado de trabalho. O interesse em desenvolver produtos no universo SIG me possibilitou isso. E sou imensamente grata pela oportunidade que me foi aberta, meu primeiro emprego - uma transição do mundo acadêmico para prestar serviço a uma empresa tão importante para o nosso país.

Hoje, há mais de 8 meses nessa função, vejo o quanto essa etapa me engrandece como engenheira e o quanto irá me abrir portas para conquistar ainda mais. Que venham mais desafios.
Desenhista GIS - Petrobras
Published:

Owner

Desenhista GIS - Petrobras

Published: