13º Bienal do Mercosul




DESIGN DA 13ª BIENAL DO MERCOSUL

“Há uma rachadura em tudo. É assim que a luz entra.”
Leonard Cohen

A Bienal do Mercosul é um dos maiores eventos de arte contemporânea do Brasil e a sua 13ª edição contou com a curadoria geral de Marcello Dantas, e comemorou os 25 anos de existência da Fundação Bienal, que já trouxe vários nomes expressivos do cenário das artes visuais contemporânea para Porto Alegre.
Trauma, sonho e Fuga, é o título escolhido pela curadoria para representar o tema dessa edição, que lança um olhar sobre como a arte e os artistas se expressam nesse momento pós pandemia de Covid-19, em que sonhar e encontrar rotas de fuga foram tão importantes para lidar com esse trauma coletivo do isolamento.
A marca do evento foi desenvolvida pela agência Global e, a partir do conceito da “porta” criado pela agência, nosso conceito gráfico específico para as peças de design trouxe a representação de fendas brancas por onde entra a luz. Para representar não só a abertura das portas, que nos trouxeram para rua novamente, mas os olhos semi abertos de quem acorda dos sonhos, e as rachaduras diversas que permitem que a luz entre e ilumine os espaços de escuridão.

The Bienal do Mercosul is one of the biggest contemporary art events in Brazil, in its 13th edition it was curated by Marcello Dantas, and celebrated the 25 years of existence of the Bienal Foundation, which has already brought several expressive names from the visual arts scene contemporary for Porto Alegre. Trauma, dream and Escape, is the title chosen by the curators to represent the theme of this edition, which takes a look at how art and artists express themselves in this post-pandemic moment, where dreaming and finding escape routes were so important to deal with. this collective trauma of isolation. The event's brand was developed by the Global agency and, based on the concept of the “door” created by the agency, our specific graphic concept for the design pieces, brought the representation of white slits through which the light enters. To represent not only the opening of doors, which brought us out into the street again, but the half-open eyes of those who wake up from dreams, and the various cracks that allow light to enter and illuminate spaces of darkness.
_______________________________________________________________

SEDE DA EMPRESA / COMPANY HEADQUARTERS
Porto Alegre / RS - Brasil

DATA DO LANÇAMENTO / RELEASE DATE  
Setembro 2022 / September 2022





Uma das peças de design que a Néktar desenvolveu para a 13ª Bienal do Mercosul foi o folder “passaporte”. Como o evento aconteceu em diversos locais da cidade, a ideia desse material foi estimular que os visitantes completassem o percurso de visitação de todos os espaços através de carimbos com ícones de suas fachadas. Além do folder, ficamos responsáveis pela criação de todos os painéis de ambientação dos espaços internos e externos, além do catálogo da mostra.



Em 2022, a Bienal do Mercosul completou 25 anos de história. E a Néktar recebeu o desafio de desenvolver em parceria com a H Estúdio Arquitetura o design da exposição “Trajetórias”, idealizada pela equipe da Bienal para apresentar uma retrospectiva das 12 edições anteriores do evento.
A identidade dessa mostra, ganhou uma marca própria, com lettering e feixe de luz seguindo o mesmo estilo gráfico do título Trauma, Sonho e Fuga da Bienal 13. A cor laranja foi escolhida para marcar os espaços do Memorial do RS onde se apresentam dados marcantes dessa trajetória, como um painel  com os nomes dos 1451 artistas que marcaram essa história, uma colorida linha do tempo que apresentou dados de todas as 12 Bienais, e um mapa ilustrado que mostrava todos os locais por onde a Bienal do Mercosul esteve nos últimos 25 anos. Uma sequência de monóculos podia ser acessada para ver algumas das obras de cada edição.



SERVIÇOS / SERVICES
Conceito Gráfico / Visual Concept
Materiais Gráficos / Graphic Design
Painéis de Ambientação / Environmental
Catálogo / Catalogue
Motion design


NÉKTAR DESIGN TEAM
Account Executives: Paula Langie
Creative Direction: Paula Langie
Design: Matheus Fritz, Gabriel Hoch Jaques, Luíse Tonett, Thomas Guedes, Izadora do Canto
Motion: Luíse Tonett
Illustrations: Gabriel Hoch Jaques

Motion Sound design: Bunker Studio
 Production: Pino Comunicação visual, Stickado Comunicação visual, Ideograf
Catalogue Photos: Anderson Astor, Marcelo Curia,Thiéle Elissa Felice Wiest

Follow us on Facebook and Instagram
Say hello: nektar@nektardesign.com.br

13º Bienal do Mercosul
Published: