O Bairro Portão, localizado em Curitiba/PR, está em um considerável crescimento atualmente, sendo bastante visado pelos comerciantes e moradores. Por ser uma área com muitas áreas comerciais e residenciais, milhares de pessoas transitam pelo bairro diariamente. Mesmo assim, o ponto escolhido carece em apropriação e capilaridade durante variados horários do dia. Desta forma, o conceito FLAMA surgiu da proposta do projeto de trazer ao ponto nodal uma força vital, entendendo que o mesmo deve trazer ocupações e sensações de segurança, pertencimento, conforto, além de possuir características próprias.

O partido arquitetônico se deu pela materialização dessa FLAMA, que traz vida ao espaço. Aderiu-se ao projeto formas orgânicas, remetendo à chama, conectando os espaços criados. Através da materialização da flama tem-se o FOGO, que trás a temperatura da cor e suas ondas, usadas amplamente no nó.

Com a cor vermelha tem-se a temperatura da cor fria, por isso, foi usado nas ilhas frias – porém, esta é uma cor quente, sendo assim, provoca uma sensação de aquecimento – ideal para ser destaque no inverno.

Já a cor azul tem uma temperatura de cor quente, por isso, foi usado nas ilhas quentes – mas, sendo uma cor fria trás uma sensação de refrescar - ideal para ser destaque no verão.

As vegetações foram escolhidas especialmente para combinarem com as cores necessárias para a estação, conforme pode-se ver no círculo cromática na prancha inicial. Azul para o verão e primavera e vermelhas para outono e inverno. 

As ilhas de calor também foram alocadas cuidadosamente na rua pedonal, ficando as áreas de maior agito próximos a rua, que é uma avenida rápida sentido centro da cidade, e as ilhas de descanso foram posicionadas na parte de menos agito, para que possa acontecer as regiões de descanso.
Ponto Nodal - Flama
Published:

Owner

Ponto Nodal - Flama

Published:

Creative Fields