Estúdio Duna's profileRaimundo Britto's profile

Afrofile

Branding




Afrofile

Ano 2022  
Local São Paulo  
Serviços IdentidadeVisual, motion, website e redes sociais  


O Afrofile é uma plataforma de conteúdo e ensino que facilita o acesso às informações sobre a história e a cultura afro-brasileira. Um método de aprendizagem inovador e sem fronteiras, desenvolvido com o objetivo de apoiar professores, estudantes, pesquisadores e instituições de ensino públicas e privadas. Promovendo o diálogo entre pessoas e organizações para que mudanças aconteçam de maneira progressiva e constante quando o assunto é equidade étnico-racial no Brasil.

Assim, desenvolvemos um sistema de identidade visual baseado na ideia de interseccionalidade, um conceito que, em termos simples, fala sobre a interação entre dois ou mais fatores sociais que definem um indivíduo. Visualmente, este conceito pode ser representado pela interseção entre dois elementos distintos, que ao interagir, geram novas formas. A intersecção entre pessoas, conhecimento e tecnologia.

O Brasil é um país composto por 56% de afrodescendentes, a maior população fora da África. Também é o país onde 77% das pessoas assassinadas e atingidas pela violência policial são negras. É a parcela da população que possui os menores salários, o maior quantitativo de desempregados e baixa representatividade no ambiente político, midiático, artístico e corporativo. Um país que durante cerca de 400 anos, teve sua economia diretamente ligada ao trabalho escravo. Como um projeto, a educação formal brasileira foi construída de modo à exaltar a colonização europeia, em detrimento da realidade histórica e produção cultural das populações africanas e indígenas. O que reforça a importância de iniciativas como o Afrofile ao promover o ensino da história e cultura afro-brasileira no país.

Direção Criativa







ESTÚDIO DUNA © 2022 

Quer conversar sobre novos projetos? 
Será um prazer lhe ouvir, envie um email.







Afrofile
Published:

Afrofile

O Afrofile é uma plataforma de conteúdo e ensino que facilita o acesso às informações sobre a história e a cultura afro-brasileira. Um método de Read More

Published:

Creative Fields