Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) foi um sacerdote católico italiano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 2002, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como São Pio de Pietrelcina.

Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968) nasceu em Pietrelcina, na Itália, no dia 25 de maio de 1887. Filho de Grazio Forgione e de Maria Giuseppa de Nunzio foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome de Francisco Forgione. Recebeu o sacramento da Crisma e a Primeira Comunhão, com 12 anos. Desde cedo manifestou interesse pelas coisas de Deus, falava sempre em seu anjo da guarda. Estava sempre presente nas missas e nas orações.

No campo da caridade social, Padre Pio esforçou-se por aliviar os sofrimentos e misérias de tantas famílias, principalmente com a fundação da Casa Sollievo della Sofferenza (Casa Alívio do Sofrimento), que foi inaugurada no dia 5 de maio de 1956. Dedicou sua vida a fazer a caridade. A obra tornou-se referência em toda a Europa.

Padre Pio de Pietrelcina faleceu no Convento de São Giovanni Rotondo, Itália, no dia 23 de setembro de 1968. Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais. Não tinha ainda passado muito tempo quando a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos empreendeu os passos previstos na lei canónica para dar início à Causa de beatificação e canonização.

No dia 2 de maio de 1999, durante uma solene Celebração Eucarística na Praça de São Pedro, o Papa João Paulo II declarou "Beato" o "Venerável Servo de Deus Padre Pio de Pietrelcina", estabelecendo no dia 23 de setembro a data da sua festa litúrgica. No dia 26 de fevereiro de 2002 foi promulgado o decreto de sua canonização como “São Pio de Pietrelcina”.
São Padre Pio
Published:

Owner

São Padre Pio

Published:

Creative Fields