Leonardo Massarelli's profile

Bohemia: expansão do universo visual da marca

Uma expansão do universo visual de marca da Bohemia

Consolidamos um novo sistema de marca alinhado à estratégia da Bohemia, com uma identidade visual contemporânea e conectada à cultura do boteco
Bohemia, uma cerveja centenária e tradicional do mercado brasileiro, recentemente passou por uma revitalização de identidade com ênfase em um primeiro momento no layout de suas embalagens. Com o passar do tempo, a empresa notou que faltava um posicionamento estratégico mais claro para a marca e principalmente uma renovação de sua linguagem a fim de sustentar um extenso programa de comunicação da marca. 
Fomos convidados pela Ambev para repensar o posicionamento estratégico, ampliar e sistematizar seu universo de linguagem de forma a garantir consistência de ativação da marca e que principalmente outras agências pudessem ter clareza de execução em sua comunicação.

Estratégia de posicionamento: Contemporâneo, mas fiel às origens

A Bohemia é a primeira cerveja do Brasil, uma marca de origem, muito relacionada à cultura do boteco. Com o passar do tempo acabou se distanciando da sua essência. 
Conduzimos uma pesquisa e entendemos que o consumidor quer aproveitar o que é bom e não apenas seguir o que é novo. A partir desse insight, entendemos que Bohemia deveria usar sua própria história e tradição como fonte de conhecimento e empoderamento para deixar as pessoas seguras para guiarem suas escolhas pela voz de suas experiências. 
A marca deveria ser fiel às suas origens, mas sem perder contato com o novo, o universo contemporâneo. Bohemia é uma cerveja “raiz” e existe para mostrar que o caminho para o futuro está escrito em nossa história. Ser autêntico é ser fiel a suas raízes.

Identidade visual: A essência do boteco

A plataforma estratégica da marca tem a visão, crenças, propósito, territórios de atuação, tom de voz e mensagens chave, ampliando seu universo com novos elementos. 
Adotamos um universo cromático em branco e tons de amarelo e preto, que remete ao produto e ao mood acolhedor dos botecos. Criamos ícones para a marca que pudessem ser aplicados em produtos de PDV, como a letra “B”.  
Usufruímos de ilustrações aplicadas em selos de autenticidade Bohemia que remetem à essência centenária.
Também desenvolvemos um sistema para estrutura gráfica para ser aplicado em mídias digitais e impressas, que se utilizam de molduras que bebem do universo arquitetônico tradicional dos botecos.

A fotografia é quente, proprietária e afetuosa. Trouxemos no shooting o universo das comidas, personagens e contexto boteco.
Consolidação do sistema de marca da Bohemia

Não basta ter uma marca criativa e bem desenhada quando se quer escalar negócios que dependem de comunicação em múltiplos contextos. É preciso um projeto robusto de sistema de marca, com equilíbrio perfeito entre permissões e não permissões. ​​​​​​​
Entregamos um sistema completo de identidade visual e comunicação com detalhamento e use cases de centenas de contextos que a marca estará presente. Um toolkit de assets visuais, princípios e regras que inspiram as diferentes agências que dão vida a marca no dia a dia, agora de forma consistente. 

Bohemia fortalece seu posicionamento dentro do portfólio de cervejas da companhia e traz para a contemporaneidade uma marca tradicional, pronta para conquistar novos públicos e mostrando que o caminho para o futuro passa por olhar para a própria história.
Bohemia: expansão do universo visual da marca
Published:

Bohemia: expansão do universo visual da marca

Consolidamos um novo sistema de marca alinhado à estratégia da Bohemia, com uma identidade visual contemporânea e conectada à cultura do boteco

Published:

Creative Fields