Leonardo Massarelli's profile

Smolbol: marca ousada para o “ovinho de amendoim”

Uma marca ousada para o tradicional “ovinho de amendoim”

Exportamos parte da nossa cultura ao levar os tradicionais "ovinhos de amendoim" ao mercado de alimentação americano
Smolbol é um produto da Mismi, uma empresa do ramo de alimentação que leva ao mercado americano produtos naturais de qualidade e originários da América do Sul. É um snack tradicionalmente conhecido no Brasil como o “ovinho de amendoim”, que é basicamente um amendoim coberto por uma camada processada de mandioca. 

A marca de Smolbol celebra a novidade do mercado ao mesmo tempo que utiliza uma linguagem divertida e amigável, na forma de ilustrações e frases que brincam com o formato do produto. 
O produto foi muito bem recebido na Amazon (principal canal de venda) e se encaixa em um mercado tão competitivo como o dos snacks dentro da demanda por produtos mais saudáveis e clean label (com no máximo 6 ingredientes e que sejam facilmente reconhecíveis).O produto foi muito bem recebido na Amazon (principal canal de venda) e se encaixa em um mercado tão competitivo como o dos snacks dentro da demanda por produtos mais saudáveis e clean label (com no máximo 6 ingredientes e que sejam facilmente reconhecíveis).
Snacks saudáveis são tendência na alimentaçãoSnacks saudáveis são tendência na alimentação
Criada por um grupo de empreendedores brasileiros nos Estados Unidos, a empresa queria promover produtos com propósito claro e marcas relevantes que trouxessem impacto positivo e que se alinhassem ao vínculo cultural da América do Sul aos EUA. 

Nossa visão de design pedia um olhar profundo sobre quais seriam esses produtos, que deveriam atender a uma demanda real do mercado. Decidimos então começar pelo “snack”, um alimento extremamente comum na rotina do americano, usado para substituir refeições no dia a dia e cujo mercado foi avaliado em US$110,000 milhões em 2021. 

Dentro desse nicho, há uma forte tendência na busca por produtos mais saudáveis, e visualizamos que seria possível trazer referências positivas de alimentação valorizando ingredientes naturais da cultura sul-americana.
Uma marca ousada para um “ovinho de amendoim”
Para colocar as ideias em prática, buscamos produtos bem estabelecidos e com potencial para serem bem recebidos nos EUA. 

Uma vez que escolhemos o tradicional “ovinho de amendoim”, definimos uma estratégia para o lançamento do produto e o time de Visual Design avançou no Branding para construir os atributos da marca. 

A marca de Smolbol ressalta a novidade do ovinho de amendoim no mercado americano com uma linguagem bastante leve, inteligente e engraçada, fazendo uso de formas geométricas que “exaltam” o redondo e “tiram sarro” das quadradas. 
É comum ver nas ilustrações rostos amigáveis, que se assemelham a emojis, além de frases com piadas nas peças promocionais, referenciando o produto. As cores predominantes são o preto e o branco.
Smolbol: Produto se estabelece no mercado americano
Para testar e entender como os produtos ressoavam no mercado, o comércio online surgiu como opção estratégica, uma vez que permite a entrega rápida e a coleta de feedback dos consumidores. O Smolbol foi colocado à venda na Amazon e o processo ajudou a avaliar a aceitação do produto. 

A escolha por esse alimento foi especial: o amendoim já é mais tradicional e bem aceito no mercado americano, mas a cobertura do ovinho que é de mandioca traz um toque diferente e exótico, que remete à cultura de seu país de origem. 

Além do caráter de novidade, ele se encaixa na tendência da busca por produtos mais saudáveis. Mais especificamente, produtos com cadeia de valor identificada, orgânicos e considerados clean label (com no máximo 6 ingredientes e que sejam facilmente reconhecíveis).
Smolbol: marca ousada para o “ovinho de amendoim”
Published:

Project Made For

Smolbol: marca ousada para o “ovinho de amendoim”

O “ovinho de amendoim” mais folgado que você já viu. Conheça Smolbol, um dos snacks mais tradicionais do Brasil e que acabamos de exportar para Read More

Published: