Vinicius Nepomuceno's profileAmanda Aleixo's profile

Café com Matte | Brand




Projeto: Branding Café com Matte
Agência: odd brand

Marcelo Matte começou na Globo como repórter esportivo. Foi editor-chefe do Jornal Hoje, editor do Jornal da Globo e chefe de redação da Editoria Rio. De 1997 a 2017, foi diretor da Globo Minas. Também é ex-secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais. 

Matte é um dos criadores do Terra de Minas, da Volta Internacional da Pampulha e do Prêmio Bom Exemplo. 

Seu legado percorre Minas Gerais. Nada mais natural do que retomar o protagonismo como entrevistador para falar daquilo que interessa aos mineiros.

Café com Matte é um programa de entrevistas que trata da política, economia e cultura de Minas Gerais. Em conversas com grandes nomes da política estadual, o jornalista aborda os assuntos mais complexos em forma de discussões acessíveis ao grande público. 






Para intensificar os diferenciais do projeto, entendemos que a marca precisa refletir as qualidades e particularidades do território das Minas.

Uma marca que é elegante, exuberante e íntima.






A história da tipografia converge em diversos pontos com a história da imprensa.

Conceitualmente, pela carreira de Marcelo Matte como jornalista, foi pensada essa conexão. A estética áspera dos tipos de impressão simbolizam genuinidade e alude também ao lado rústico de Minas Gerais.






Uma conversa é sempre uma via de mão dupla, a marca representa tanto Matte como entrevistador, quanto os convidados.

Desse modo, foi pensada em uma marca versátil, possibilitando que seu material de divulgação possa assumir uma forma personalizada.






Para a paleta de cores, foi pensado em tons que comunicassem proximidade e a pluralidade cultural de Minas.

As referências percorrem o barroco e o artesanato mineiro, a azulejaria portuguesa, até um dos maiores símbolos de mineiridade e também nome do programa, o café.





Minas Gerais, desde a descoberta do ouro em fins do século XVII, foi representado em selos postais comemorativos e especiais em diversos períodos da história do Brasil.

Por isso, foi extraída a iconografia de selos postais mineiros para comprar a identidade gráfica do projeto, que além de se adequar à estética almejada, também transmite credibilidade e informação.

"Os selos podem ser considerados verdadeiros lugares de memória, pois são espaços nos quais determinados grupos sociais escolhem representar aquilo que consideram ser essencial manter na lembrança do coletivo."
Pierre Nora, historiador francês



Café com Matte | Brand
Published:

Café com Matte | Brand

Projeto de branding para um programa de entrevistas, chamado Café com Matte, que trata da política, economia e cultura de Minas Gerais.

Published: