Umbra

Umbra é um projeto de Design de Interação que pretende refletir uma metáfora para a indiferença sob uma visão introspetiva. Esta visão tem como base o subconsciente humano onde memórias e sensações de experiências passadas são alojadas, as quais virão a dar origem a memórias. 

O submundo representado por um túnel surge como um percurso simbólico e poético referente ao subconsciente de forma a ilustrar a transformação emocional de cada pessoa que o percorre até alcançar a total estabilidade emocional.

De forma a definir as personas que viriam a passar pelo nosso portal, foi realizado um inquérito anónimo pelos estudantes da Faculdade de Belas-Artes, onde o portal se localizava, sendo que daí, surgiu Rosa Dionísio (persona), Orfeu (proto-persona) e Mercúrio (proto-persona). Após da construção das personas, foram criados os user journeys e, consequentemente o flowchart.
Posteriormente viria a cartografia do espaço, onde optámos por um vídeo em primeira pessoa que acompanhasse a visão de quem viesse a entrar no portal, sendo aqui definida a ambientação de todo o trabalho.
Tendo como inspiração a lua que desempenha um papel essencial na construção do nosso projeto, a interface que permite o acesso à experiencia, tem como inspiração principal as fases da lua. Estas seriam projetadas no portal e a entrada do utilizador estaria dependente do padrão que este optar. No caso deste se encontrar correto, a luz projetada aumenta, consumindo o utilizador, levando-o para o início da sua jornada.
O protótipo da interface poderá ser vista aqui.

O final do projeto foi marcado pela construção de um teaser onde é possível adotar a perspetiva da nossa primeira persona, Rosa, durante a sua jornada pelo submundo.



Umbra
Published: