Mateus Magalhães's profile

Gerdau Graphene: Artigo LKD - Tintas e revestimentos

O grafeno é capaz de melhorar a produtividade e o desempenho de tintas condutivas de calor. Esse tipo de material é aplicado em paredes e painéis, através de uma camada de revestimento ultrafina, por sua capacidade de reduzir custos de fabricação de circuitos integrados e promover sistemas de aquecimento residencial ecologicamente corretos.

O aquecimento é obtido quando a tinta entra em contato com os eletrodos do cobre. Eles fornecem uma corrente elétrica de até 24 volts que é capaz de aquecer até 40ºC.

Tintas condutivas utilizam pequenos pincéis para aplicação sobre materiais dielétricos diversos, com facilidade, eficiência e versatilidade. Quando se utiliza grafeno em substituição ao carbono, que é o aditivo condutor padrão, o peso do composto cai drasticamente. Com carbono, ele representa 25% do peso do composto. Já com nanotubos de grafeno, o número cai para 0,5%.

Em comparação a outros materiais, o grafeno ajuda a produzir uma tinta mais uniforme sem afetar suas propriedades práticas. E o que faz dele útil para os produtores do setor, além da redução de peso no produto final, é sua capacidade de acelerar a produção e reduzir custos para gerar um revestimento de melhor qualidade. 

O grafeno pode ser utilizado em quase todo tipo de revestimento, dos filmes de aquecimento aos revestimentos em pó, passando por primers automotivos, epóxi, poliuretano e vários gelcoats. Aos poucos, essas aplicações ultrapassam a barreira do desenvolvimento e chegam ao mercado.

#GerdauGraphene #Graphene #Grafeno #MaterialDoFuturo #Inovação #Tecnologia #Ciência #Material #Materiais #Tintas #Revestimentos
Gerdau Graphene: Artigo LKD - Tintas e revestimentos
Published:

Gerdau Graphene: Artigo LKD - Tintas e revestimentos

Published:

Creative Fields