MISMI FOODS | Branding, Visual Identity, Strategy

Mismi Foods


Uma empresa do ramo de alimentação que leva ao mercado americano produtos naturais de qualidade e originários da América do Sul.

Esse é o propósito da Mismi, uma nova empresa de produtos alimentícios que desenvolve um portfólio de marcas nesse segmento nos Estados Unidos.

O valor do “snack” para os Estados Unidos

O “snack” é um alimento extremamente comum na rotina do americano, sinônimo de tudo aquilo que cabe na bolsa e é consumido fora de refeições tradicionais.

Só em 2021, o mercado americano de snacks foi avaliado em US$110,000 milhões, enquanto as vendas de alimentos em mercados online mais do que dobraram (de 5,4% a 12,5%).

Com frequência, o snack é usado para substituir refeições no dia a dia e, a partir do momento em que isso acontece, há uma forte tendência na busca por produtos mais saudáveis. Mais especificamente, produtos com cadeia de valor identificada, orgânicos e considerados clean label (com no máximo 6 ingredientes e que sejam facilmente reconhecíveis). 

Foi nesse cenário em que 4 empresas com experiência tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina se juntaram para trazer referências positivas de alimentação na forma de snacks: a Questtonó Manyone, a Zerum Ingredients, a BeSingular e a IEC Partners.

Processo: Design e estratégia de negócio alavancam iniciativa

Do nosso lado, levamos para o novo negócio toda a nossa abordagem sistêmica e híbrida entre design e estratégia, que pensa o processo de ponta a ponta e em especial na criação de novas empresas.

Além disso, nossa visão de design com foco no consumidor nos exigiu um olhar profundo sobre quais seriam esses produtos que pudessem atender a uma demanda real do mercado americano.

Para colocar as ideias em prática, logo começamos a prototipar, o que envolveu a busca por produtos prontos e com potencial para serem bem recebidos nos EUA. Com um detalhe: desde cedo, já sabíamos que deveriam ser alimentos com propósito, que tivessem origem clara e poucos ingredientes. Isso ajudou a definir a estratégia e também o nosso time de Visual Design a avançar no Branding e construir os atributos da marca.

A agilidade sempre foi uma questão essencial para o desenvolvimento do negócio. O processo de identificar esses produtos, organizar a parte logística e conceber a empresa nos Estados Unidos não era uma tarefa fácil, mas contamos com diversos parceiros durante essa jornada, como a Verum Ingredients (para estabelecer e validar o supply chain) e a IEC Partners na formalização do negócio.

Ainda, era fundamental testar e entender como os produtos ressoavam no mercado. Nesse sentido, o comércio online surgiu como opção estratégica, uma vez que permite a entrega rápida e a coleta de feedback dos consumidores. O primeiro produto da empresa foi colocado à venda na Amazon (com apoio da BeSingular) e o processo ajudou a avaliar a aceitação do produto.

Mismi Foods: produtos sul americanos chegam aos EUA

Assim nasceu a Mismi Foods, uma empresa que se estabelece como uma casa de marcas com o propósito de oferecer produtos originários da América do Sul para os Estados Unidos. 

Agora, a Mismi encara uma nova fase, de escalar o conceito através de novos produtos e marcas com foco em venda online, mas também com planos para estar no varejo americano.

“A ideia é que este grupo crie produtos com propósito claro e marcas relevantes de acordo com o que as pessoas querem, trazendo impacto positivo e um pouco da nossa cultura aos EUA”. – Levi Girardi, CEO da Questtonó Manyone.

“Nós, como grupo de empreendedores brasileiros nos Estados Unidos e com tudo o que conhecemos sobre as origens desses produtos na América do Sul, não poderíamos deixar de compartilhar isso aqui. Há um vínculo real, cultural e histórico com o que estamos promovendo”. – Ricardo Dias, fundador da Verum Ingredients.
MISMI FOODS | Branding, Visual Identity, Strategy
Published:

Project Made For

MISMI FOODS | Branding, Visual Identity, Strategy

Exportando “snacks” locais para o mercado americano, a Mismi Foods leva alimentos enraizados na cultura sul americana para os EUA com pegada natu Read More

Published: