Leonardo Massarelli's profileTuia Brito's profile

UFUND | Branding, Digital, Strategy

uFund


Os fundos de pensão são opções de investimento para uma aposentadoria complementar. No mercado de previdência hoje, há um total de mais de 250 fundos deste tipo no Brasil, com ativos que superam R$ 1 trilhão e um público de 3,6 milhões de pessoas (mais de 10 milhões, considerando os dependentes).

As fundações de previdência complementar, criadas para gerir os planos de pensão, começam agora a buscar por um serviço mais centrado nos participantes.

Pensando nisso, nos juntamos com a BeeCap para criar  uma solução que digitaliza e potencializa a experiência desse usuário: a uFund é uma prevtech que aproxima as fundações de previdência complementar de seus participantes (contribuintes).

A plataforma digital da uFund proporciona aos participantes um acesso rápido e inteligente a informações do seu plano previdenciário, empréstimos especiais com garantia de patrimônio e interações para realizar a prova de vida. Ela também permite às fundações de previdência rentabilizar melhor seus ativos e fazer uma gestão em tempo real da experiência dos usuários e dos seus ativos.

A Questtonó Manyone e a BeeCap são as  co-fundadoras da empresa, que contam com outros sócios como o estúdio de tecnologia e a plataforma de serviços financeiros Xsfera.

Uma visão de design para o ecossistema da previdência

O universo de previdência complementar tem três atores principais: as fundações (que administram os planos de previdência), as patrocinadoras (empresas que instituem o plano para seus empregados) e os participantes (usuários desses planos).

A dinâmica desconectada dessa relação acaba muitas vezes diminuindo o retorno financeiro de cada um desses atores e comprometendo a qualidade da experiência do usuário.

Era necessária uma visão de ecossistema para esse setor, para entender de que forma essas entidades, quando conectadas, podem colaborar de diferentes maneiras na cadeia de valor. 

Venture Design: Processo desenvolve novos negócios

O desenvolvimento da uFund, que nasce como uma startup, foi conduzido pela Questtonó Manyone através do processo de Venture Design. Neste modelo, ao invés da injeção de capital (Venture Capital), a participação acionária é trocada pela aplicação de competências de design.

A partir de um trabalho de pesquisa e estratégia que envolveu uma investigação sobre a vida financeira dos brasileiros e entrevistas com gestores das fundações, pudemos identificar territórios de oportunidade com base nas principais necessidades para os negócios e as pessoas.

Dentre as descobertas, estavam um desejo por mais transparência na comunicação com as fundações, maior autonomia e acesso ao próprio dinheiro e melhorar a gestão das fundações, bem como a experiência dos participantes.

Com base nesses aprendizados, definimos então diferentes propostas de valor para ambos os lados e também o MVP do novo negócio, além de um roadmap de implementação de cada uma das iniciativas.

uFund: plataforma digital oferece autonomia na vida financeira

A entrega final consistiu em um novo negócio no setor: uma plataforma digital que conecta o ecossistema entre fundações e participantes de forma totalmente centrada no usuário.

A plataforma digital da uFund proporciona às fundações uma gestão em tempo real da experiência dos participantes (CX), desburocratiza processos de contratação de serviços financeiros e aumenta o portfólio de serviços das fundações, tornando-as mais atrativas.
O usuário passa a contar com um ambiente que oferece total transparência de seus investimentos e contribuições, exibindo toda a evolução do seu patrimônio. 

Dessa forma, as fundações passam a se tornar verdadeiras parceiras dos seus participantes, proporcionando acesso a novas oportunidades ​que se revertem em benefícios para sua qualidade de vida financeira.
UFUND | Branding, Digital, Strategy
Published:

Project Made For

UFUND | Branding, Digital, Strategy

A plataforma digital uFund aproxima fundações de previdência dos usuários, conectando o ecossistema de previdência complementar.

Published:

Creative Fields