Leonardo Massarelli's profileRodrigo Santos's profile

ANDES | Branding, Visual Identity

Andes


Uma marca bem consolidada em seu próprio território é extremamente valiosa para uma empresa. Mas quando chega a hora de expandir e atingir novos mercados, é importante que essa marca mantenha sua essência e ao mesmo tempo saiba conduzir a adaptação ao novo contexto – ainda mais quando se trata de um outro país.

Trabalhamos com a Ambev para ampliar a oferta de bebidas no portfólio da companhia no Brasil, trazendo para o mercado nacional uma consagrada marca de cerveja na Argentina: a Andes.
O desafio estratégico consistia em encontrar um território criativo para adaptar a marca ao contexto brasileiro, a partir de uma narrativa que pudesse traduzir a história da cerveja estrangeira e ao mesmo tempo conectá-la ao novo país.

Para isso, conectamos os aprendizados do cliente ao Quest, nosso processo ágil de inovação que auxilia as empresas a tangibilizar insights por meio da prototipação e validação. Conduzimos uma sessão de design sprint com estrategistas, designers gráficos e redatores para desenvolver o posicionamento da marca no Brasil, com a linguagem verbal e a identidade visual.

Em seguida, introduzimos o Ignition, nossa forma de transformar conceitos em negócios de verdade, que acompanhou desde a estratégia até o detalhamento técnico, com aplicação de mensagens-chave da marca em peças gráficas que definiram a implementação da marca.
A entrega final consistiu em uma marca relevante que mantém suas origens, mas traz um novo conjunto de expressões verbais e visuais que a tornam mais próxima  ao público brasileiro. Além disso, a marca ganhou elasticidade e um universo criativo rico para ser usado em todos seus pontos de contato.

O Head de Visual Design da Questtonó e um dos responsáveis pelo projeto, Thiago Marques, detalha as características da nova identidade visual da cerveja: “Criamos a partir do original argentino. Modificamos a marca para dar mais destaque aos montes andinos. Mantivemos as cores, o “A” como ponto focal e associamos esse ícone a uma ilustração dos Andes”.
ANDES | Branding, Visual Identity
Published:

Project Made For

ANDES | Branding, Visual Identity

Construímos um novo território criativo para trazer a marca de cerveja argentina Andes ao mercado brasileiro com a Ambev.

Published:

Creative Fields