Eduardo Macedo's profile

Revista | CinEHolicS

Do terror ao romance, das histórias reais à ficção científica, os filmes sempre encontram formas de contar histórias que mudam o mundo. Quem já não se pegou pensando se vivia numa Matrix? Ou encantado com o exuberante mundo de Pandora? Ou se perguntou se é Leviôsa ou Leviosá? Pensando nisso, a CinEHolicS ecoou nas mentes dos cinéfilos fundadores com a proposta de oferecer uma revista mensal sobre tudo o que acontece na Sétima Arte.
Em um Brasil que lê cada vez menos, nos perguntamos: alguém vai ler a revista? Analisando as perspectivas de mercado, chegamos a conclusão de criar uma revista de fã para fã, com o que queríamos consumir e não achavamos em outros canais. Juntamos informações sobre festivais e premiações, entrevistas, lançamentos, análise de pôsteres de filmes, fanfics/teorias dos fãs, resenhas, curiosidades das produções e bastidores das principais produções do cinema e do streaming.
A CinEHolicS busca atender o desejo de cinéfilos que gostam de saber tudo sobre a Sétima Arte. Pretende aproximar os leitores com linguagem simples e com facilidade, sem complicação. O conteúdo editorial deve ser norteado pela interação com o público, qualidade e experiências únicas.
A revista CinEHolicS tem o objetivo de divulgar a área cinematográfica, assim, informando sobre o cinema e os filmes veiculados nos principais serviços de streaming disponíveis atualmente. Desse modo, a revista busca conteúdos exclusivos para publicação, a fim de nos certificarmos de que nossos assinantes recebam um material especializado e qualificado.
O público de interesse da revista, de modo geral, determina-se como toda e qualquer pessoa que tenha interesse no universo da cinematografia, queira estar informado sobre lançamentos, entrevistas, exclusivas e conteúdos extras que envolvam esse universo. É válido ressaltar, que  os filmes são um formato de conteúdo preferido entre 63% dos brasileiros, de acordo com estudo de 2019 elaborado pelo telecine “cinema é nosso mundo”.
Para construir o público de interesse, recorreu-se a pesquisas existentes na área, como a pesquisa TIC Domicílios 2019, que aponta que o consumo de vídeo online é bastante diferente quando se observa as condições econômicas e a escolaridade. A prática foi registrada em 87% dos entrevistados da classe A, enquanto nas classes D e E o percentual foi de 65%. O hábito ficou em 83% para aqueles com ensino superior completo, contra 45% para os analfabetos ou que fizeram até a educação infantil. Ainda, a prática de assistir a vídeos foi mais comum nas áreas urbanas (75%) do que rurais (63%); e entre homens (79%) do que entre mulheres (69%). Quanto ao consumo em salas de cinema, os números preliminares do Sistema de Controle de Bilheteria (SCB) mostram que o público das salas de cinema brasileiras em 2020 foi de cerca de 39 milhões de espectadores.
A partir dessas informações, percebemos que os possíveis consumidores para a revista se encontram em áreas urbanas, pertencentes a classe A até C,  com escolaridade de ensino médio a superior, e de ambos os gêneros.
A periodicidade da revista é mensal e foi definida de acordo com a proposta da revista, que busca englobar os lançamentos dos principais filmes no cinema, bem como em serviços de streaming em determinado mês, além de apresentar uma variedade de seções destinadas à divulgação de informações e curiosidades sobre os filmes. Deste modo, a modalidade mensal contempla os nossos ideais ao propor uma revista que aborda os filmes mais relevantes do mês e oferece entretenimento aos nossos leitores.
A CinEHolicS contará com três planos de assinatura: Cinemador, Cinéfilo e Cineasta.
A revista CinEHolicS foi produzida durante a disciplina Produção Editorial para Revistas, ministrada pela Prof. ª Dr. ª Liliane Brignol na Universidade Federal de Santa Maria. O texto aqui presente descreve o projeto inicial da revista como atividade final da disciplina, não havendo nenhuma edição em circulação.

Os alunos que participaram do projeto de concepção do produto editorial foram Ana Julia Rodrigues, Eduardo Macedo, Verônica Xavier, Vinicius Garcez e Yohana Teixeira.

Todas as imagens foram retiradas da plataforma Freepik.

Obrigado pela atenção!


Revista | CinEHolicS
Published:

Owner

Revista | CinEHolicS

Published: