Através do briefing recebido, foram elaboradas duas estampas, uma localizada e uma corrida, inspiradas no povo indígena e na luta contra o Marco Temporal. Para ambas as estampas, foram trazidos elementos, do passado e do presente, que se relacionam com a cultura e a luta desse povo. Foi usado apenas cores quentes, trazendo a ideia de luta, poder e manifestações.
Após a pesquisa sobre cultura indígena e sobre as manifestações contra o Marco Temporal, foi decidido usar a frase “Nossa história não começa em 1988”, que esteve muito presente nos protestos. Também foram usados elementos naturais relacionados à cultura indígena, a ancestralidade desse povo.
Estampa localizada
A ideia era trazer a pintura corporal como base, por isso a estampa foi feita com tinta guache e a mão sendo usada como pincel; também foi feita pensada no cartazes de protesto, por isso a cor vermelha, laranja e amarela; e os traços grossos, atenuados somente pela leve ilustração.
Mockup da estampa em camiseta.
Estudos feitos com papel vegetal.
Estampa corrida
Aqui a ideia era focar mais nos elementos naturais que compõem a cultura indígena, tal como o urucum, o jenipapo e o pau-brasil. Essa estampa traz mais delicadeza pelos elementos, mas não deixa de ter sua força. As ilustrações foram feitas com caneta e digitalizadas, foi usado um traço mais livre e natural, as cores usadas foram o vermelho e o branco, para criar contraste.
Alguns dos elementos usados para a estampa corrida.
Estampa Origem
Published:

Estampa Origem

Published: