Até que idade é recomendado a prática de exercícios físicos?
                 As atividades físicas são indicadas para todas as idades, desde que se respeite o limite do seu corpo. Na verdade, não há uma idade certa para parar de praticar exercícios físicos. Muito pelo contrário, especialistas indicam que as praticas se iniciem com mais frequência a partir dos 60 anos, pois manter-se ativo na terceira idade, diminui o risco de depressão, doenças do coração, osteoporose, diabetes e alguns tipos de câncer.
                  Torna-se importante saber que nunca é tarde de mais para iniciar a prática de exercícios de forma regular. Porém para essa faixa etária, é necessário que sejam feitas atividades de pouco impacto como: caminhadas, atividades na água, alongamento, dança. Essas atividades são de fácil realização e desenvolvem a flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
                   Além disso, é válido destacar a importância dos exercícios que trabalham a coordenação motora e o equilíbrio  e que melhorem as forças no membro inferior, para aumentar a independência do idoso e segurança nas atividades da vida diária.

Atividades físicas para idosos: as mais indicadas.
Natação
Aumenta a musculatura, a disposição no dia a dia, melhora a musculatura do abdômen, e ajuda na realização de atividades simples que antes eram difíceis, como varrer um cômodo da casa.
Aumenta a força, a flexibilidade e o controle muscular, melhora a capacidade respiratória, corrige a postura, fortalece os músculos, previne lesões, aumenta a autoestima e diminui as dores musculares.

Musculação
Diminui as dores causadas pela artrose nos joelhos, ajuda no tratamento contra artrose, osteoporose e insuficiência cardíaca, auxilia na flexibilidade e nas atividades diárias, fortalece a musculatura (perdida após os 50 anos).

Dança
A música, as mãos dadas e o balançar rítmico dos corpos geram sentimentos positivos de carinho, paz e amizade. Durante as aulas, os bloqueios emocionais diminuem, facilitando a interação. Minimiza a depressão e a pressão alta, a ponto de diminuir a medicação usada para o tratamento.

Alongamento
Os alongamentos são de suma importância para prevenção de lesões, e para o ganho de amplitudes dos idosos. Devendo ser priorizados durante o programa de exercícios. O alongamento praticado regularmente traz muitos benefícios e bem-estar! 

Hidroginástica
Além de causar pouco impacto, pois é realizada na água, melhora do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e a autoestima, melhora a insônia, a coordenação motora e a força muscular e diminui a necessidade de medicamentos.

Caminhadas
Um exercício tão importante para a saúde. As caminhadas podem ser consideradas a atividade física mais democrática de todas.

Pode começar e, gradativamente ir aumentando a intensidade. Basta pôr uma roupa confortável, tênis e ir para um local seguro e arejado.
Texto para blog
Published:

Owner

Texto para blog

Published:

Creative Fields