Clara Paula's profile

Caderno de referências

Fontes:
Revista Amarello, Nº 34: https://amarello.com.br/editoria/arte/

Reportagem “Você chegou ao seu destino”: https://amarello.com.br/2020/03/arte/voce-chegou-ao-seu-destino/

Obra de arte Emanoel Araújo (Menino com Catavento).
Essa obra é uma xilogravura feita em 1964, nela pode-se observar a representação de uma criança negra e o seu catavento em sua mão. O uso de cores vibrantes e formas geométricas, características da arte africana, são marcantes em suas obras. A expressão facial do menino é forte, sensível e traz a brincadeira como forma de expressão da infância. É uma obra de arte expressiva, importante e comovente. Ver uma criança negra brincar, traz esperança para  um mundo mais justo.


Fontes:
Obra de arte:  Híbrida Ancestral - Guardiã Brasileira - Tainá Lima
A obra de arte de Tainá, traz a imagem de uma negra afrodescendente. As cores fortes e formas geométricas  trazem a raiz da força, da luta e da harmonia. Nesta obra “Híbrida Ancestral - Guardiã Brasileira'', sinto que a artista desejou trazer a força da mulher negra, a sua capacidade de gerar frutos e se tornar  guardiã dos mesmos. Uma inquieta busca pela ancestralidade brasileira, formada pelas raízes negras em encontro com os povos nativos e brancos. 
​​​​​​​
Fonte: 
Manifesto com dezenas de personalidades nacionais e internacionais para cobrar das autoridades brasileiras a proteção das comunidades indígenas contra o novo corona vírus e contra invasões de terras.

Escolhi essa fotografia porque desde o início, ao observá-la,  pude perceber a falta de proteção, a tristeza, o desamparo no olhar da criança indígena. É notório as condições precárias que vivem as comunidades indígenas brasileiras e esta triste realidade precisa ser vista pelo mundo todo. Sebastião Salgado, nos convida a uma reflexão com essa imagem. A foto tirada em preto e branco (P & B), traz uma comunicação intensa com quem está vendo a imagem. É muito realista, transmitindo fortemente os sentimentos da criança que traduz o descaso dos nossos governantes com os povos indígenas. No período do corona vírus o fotógrafo organizou um manifesto e postou essa foto para a população e o mundo começarem a se perguntar sobre a realidade dos nossos índios. Como farão para sobreviver com a contaminação do corona vírus? 
Esse manifesto, direcionou o olhar da sociedade, dentro e fora do país, para a triste realidade dos povos originários. O que vem acontecendo no Brasil e o que pode ser feito pelas autoridades governamentais para conter a contaminação do vírus nas terras indígenas. Juntamente com as imagens do fotógrafo, foi escrito uma carta aberta para cobrar do governo e do poder judiciário, proteção nas aldeias. O manifesto foi assinado por 67 personalidades do mundo inteiro. Isso revela a força do trabalho deste brilhante fotógrafo.
As fotografias de Sebastião Salgado são analógicas e digitais. Em torno de 35 anos, o fotógrafo utilizou câmeras fotográficas de filme. Sebastião Salgado começou a usar equipamentos de fotografia digital em 2008. Seu projeto Gênesis iniciou em 2004 e usava o formato de sensibilidade alterado, o médio formato era de Iso 320. A tecnologia estava em constante progresso e o fotógrafo se aprimorava cada vez mais. A substituição do analógico para o digital foi definitiva, mas as dificuldades de conservação e manutenção dos arquivos digitais trouxe preocupação aos usuários das máquinas digitais. 
Fontes: 
Arquivo: file:///C:/Users/clara/Downloads/amandat-journal-manager-10-4835%20(1).pdf

Obras:
Esta obra de arte de Carlos Augusto chama-se "Arte é energia”.  Ele criou essa ilustração para o lançamento de seu livro. O lançamento aconteceu no dia 29 de outubro de 2015, no Museu da Imagem e do Som, em que o Carlos conseguiu atingir o seu objetivo proposto que foi a venda de seus livros para arrecadação de recursos para oficinas de arte do programa “Pintou a Síndrome do Respeito”. Na ilustração com o fundo escuro se destaca as três lâmpadas com quatro palhetas de cores suaves ao lado de cada uma das lâmpadas. Para mim, o significado dessa obra é que a arte preenche todos os espaços escuros do nosso coração.
Essa obra de arte de Carlos Augusto chama "Crushfixo", que foi uma das suas primeiras obras, feita em 1974. Essa criação traz um objeto do cotidiano e explora as possibilidades tecnológicas dentro da arte. Trazendo humor e ironia. A maquete se associa a uma canção popular,  a música de vanguarda do compositor Arrigo Barnabé que foi feita em 1951. Essa obra de arte é uma garrafa com um drink dentro que recebe o nome de Crushfixo, ou melhor, um relacionamento ‘fixo’ para toda a vida.
Essa obra recebe o nome de “Serigrafia - Pequenas grandes ações”, feita por Carlos Augusto no ano de 2003. Serigrafia é conhecido como silk screen ou impressão em tela. O processo de impressão é à base de estêncil em que a tinta é forçada através de um crivo fino para a tela abaixo. As telas são feitas de seda e por este motivo o nome vem de origem grega. Seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar). É utilizada para impressão de itens de produção em massa como camisetas, cartazes e canecas. Atualmente as telas são feitas em poliéster ou nylon, finamente tecidas.

Caderno de referências
Published:

Owner

Caderno de referências

Published: