La joie de vivre, de Matisse (1905-6),
A Alegria de Viver é uma pintura a óleo de Henri Matisse elaborada entre 1905 e 1906. A tela tem 2,38 x 1,74m.
A imagem é quase a visão de um mundo utópico, onde o homem se mistura com a natureza. As pessoas na pintura estão todas nuas, interagindo entre si e se misturando com a floresta. As árvores ao fundo trazem cores não naturais, como o mesmo rosa usado na pele das pessoas.
Paisagem em Collioure, de 1906, é um estudo preparatório para La joie de vivre. A tela tem 0.38 x 0,45m. As cores são vivas e ele parece trabalhar mais as linhas que montam o cenário. Existe uma forte influencia do pontilhismo na obra.

Ao olhar para esse estudo, minha imaginação correu e vi ali uma imagem que não parecia ser a intenção original do autor. Mas olhando ali, vi um beijo apaixonado, e quis ilustrar para deixar minha visão mais clara:
Tentei manter o estilo original do estudo, que era muito parecido com o estilo inspirado no pontilhismo que Matisse trazia entre 1904 a 1906.
As edições tentaram preservar o que foi construído originalmente por Matisse, mas distorcendo alguns elementos para dar novos significados.
Apesar da edição para formar uma sereia beijando um rapaz na beira do rio, o ponto central da obra, o beijo, não foi ilustrado e é idêntico ao que estava na obra original. 
O objetivo da arte era realçar esse beijo e não criar algo do zero.
Obrigado!
O beijo da sereia
Published:

O beijo da sereia

Published: