Reserva Biológica Estadual de Guaratiba realiza plantio de mudas nativas em Zona de Amortecimento
A Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou no domingo (16/1) um plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Fazenda Modelo, zona de amortecimento da unidade de conservação.

Além da equipe Gerência de Unidades de Conservação e da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba a ação contou com o auxilio de 10 pessoas, entre voluntários e condutores de visitantes da unidade de conservação. De acordo com a servidora Vanessa Teixera, da Gerência de Unidades de Conservação (Geuc/Dibape), esse tipo de atividade estimula o engajamento nas pautas ambientais, transformando cidadãos em agentes ativos na implementação das políticas públicas.

“Os plantios de espécies nativas são de grande importância para a recuperação das áreas degradadas, ajudando na recuperação dos corredores ecológicos que são fundamentais para garantir a sobrevivência das espécies características da região”, contou Vanessa.

Esta ação faz parte do planejamento do Mosaico Carioca para o ano de 2020, que visa à criação e manutenção dos corredores ecológicos, para preservar a flora e facilitar a movimentação da fauna.

Sobre a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba

Com 3.360 hectares, a reserva foi criada com o objetivo de preservar remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio, associado à Baía de Sepetiba. Trata-se de um ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica; a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias.
___
Published:

___

Published:

Creative Fields