PENACO.S
Uma alimentação saudável e balanceada, dizem os especialistas, deve incluir, além de fibras, frutas e vegetais, carne branca, especialmente de peixes. Entre os benefícios das espécies marinhas estão o Ômega 3 e a vitamina D. Mas, apesar de o Brasil possuir inúmeros tipos de peixes, o consumo de pescados é um assunto cercado de polêmicas. 

Intrigado com a alta procura de salmões, bacalhaus, porquinhos e outros peixes conhecidos e ciente de que nossos mares possuem muitas espécies, porém pouca quantidade de pescados, decidi investigar e catalogar os peixes que não conhecia para criar suas receitas. 

A pesquisa resultou em um estudo inédito sobre Penacos - peixes não convencionais - vendidos em peixarias e restaurantes como se fossem os peixes tradicionais. "O mercado acostumou-se a usar os nomes das espécies mais conhecidas para vender outras semelhantes, escondendo importantes diferenças em sabor e preparo.

"O ideal é que os clientes comprem os pescados com o nome correto. Podemos consumir uma Abrótea no lugar do Bacalhau, ou o Peixe-Batata em vez do Namorado, mas a carne deve ser identificada corretamente", sugere. A medida, evitaria situações inadequadas, como o consumo de salmão e truta sem diferenciação entre si e com predominância das espécies criadas em cativeiro e alimentadas com ração ou natural.


PENACO.S
Published:

PENACO.S

Published: