TEXTOS
​​​​​​​

ARTIGOS

GÊNEROS POPULARES NA MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

O que já foi um território com inúmeros povos nativos distintos compartilhando de algumas semelhanças culturais, hoje é um país repleto de culturas e influências de diversos povos do mundo. Algum desses povos estrangeiros invadiram o território hoje denominado brasileiro, trouxeram outros povos como escravos, dizimaram povos nativos, outros povos migraram pra cá e tudo resultou na miscelânea multicultural que se conhece hoje como cultura brasileira. Desde o conflito com a chegada dos portugueses em 1500, os milhares de indígenas do Brasil declinam violentamente em número devido ao massacre, escravização e aculturação em larga escala dos povos originários até os dias atuais. Havendo assim, de forma irresponsável, uma perda significativa de inúmeras tradições. Apesar dessa longa história de repressão para com a cultura indígena, no que tange à sua música, há um enorme campo a ser estudado e compreendido.

Texto completo AQUI


AFINAL, O QUE É TOKUSATSU?

Como diria o autor Ariano Suassuna, para se dominar um país, propaganda cultural é mais eficiente do que armas. E assim, no pós-guerra os Estados Unidos exportaram seus filmes e super heróis pro mundo. Porém mesmo ainda se reerguendo após os efeitos da bomba atômica, o Japão contra-atacou. Para que as futuras gerações crescessem repletas de influências culturais locais, mais do que estrangeiras, a terra do sol criou seus próprios filmes e super heróis. Porque um país cresce bastante quando investe em si e dá valor à sua própria produção cultural.

Texto completo AQUI.


LITERATURA POR MULHERES E O USO DE PSEUDÔNIMOS MASCULINOS

Nos séculos anteriores, uma mulher desempenhar um papel além do ofício doméstico era uma atitude impensável e, caso praticada, rechaçada pelos membros da sociedade. Entretanto, algumas mulheres ousaram exercer funções que iam além do que cabiam a elas, como por exemplo, escrever um livro. Para tanto, foi preciso pagar um preço: algumas tiveram de adotar pseudônimos masculinos para que os seus livros pudessem ser publicados e não sofrer com o julgamento de seus conhecidos. Visto que não poderiam revelar suas identidades, permaneceram sem o devido reconhecimento por seu trabalho.

Texto completo AQUI.


QUADRINHOS | INTRODUÇÃO À SANDMAN

É importante ressaltar que, antes de ser personagem de quadrinhos, Sandman é uma criatura folclórica, inspirada na história grega do Morfeu, popularizada pela lenda urbana americana do Sandman (aquele amarelinho fofo do filme A Origem dos Guardiões), conhecido no Brasil como João Pestana (nossas remelas seriam areias que ele joga pra gente dormir), e é claro pela famosíssima canção Mr Sandman, de Pat Ballard (que ganhou uma versão em PTBR pelo Roberto Carlos).

Texto completo AQUI.


MÚSICA | O QUE É LO-FI?

Você pode até nunca ter ouvido falar nisso, porem a possibilidade de já ter ouvido uma música lo-fi é muito grande. Mas afinal, o que é lo-fi? Eu poderia apenas lhe dizer que é simplesmente um termo usado para classificar músicas gravadas de forma caseira ou com equipamentos de qualidade não muito boa. Porem vai muito alem disso. O lo-fi se tornou um seguimento musical de grande importância para artistas amadores. Mas primeiro, vamos ao início da coisa, de onde surgiu esse nome?

Texto completo AQUI.


LINGUÍSTICA | LINGUAGEM E SEXO, POR MALCOLM COULTHARD

Esse texto teve como objetivo analisar a obra Linguagem e Sexo (1991), por Malcolm Coulthard e discutir as principais diferenças na linguagem entre homens e mulheres. O livro, sobretudo, tem como base estudos feministas, pois o próprio autor ao longo do texto ressalva que há poucas pesquisas na área. Hoje, apesar de o cenário no meio acadêmico ser diferente — há várias pesquisas no ramo —, o livro ainda é referência na área por ser um dos primeiros e, surpreendentemente, manter-se atual na maioria dos aspectos. Para corroborar com os argumentos trazidos pelo autor, apresentamos pesquisas recentes realizadas em outros países e a explicação de termos criados recentemente para designar atitudes já mencionadas neste livro há vinte e sete anos.

Texto completo AQUI.


REVIEWS


K-DRAMA | NAVILLERA: O LINDO DORAMA DO VOVÔ BAILARINO

A história acompanha dois personagens. O primeiro é Shim Deok Chool, um senhorzinho de 70 anos, que ao ver seu melhor amigo indo embora, resolve seguir o conselho de correr atrás dos seus sonhos enquanto ainda tem tempo. Então nosso fofinho vovô resolve concretizar seu maior e mais vetado desejo de vida, aprender ballet. O que nos leva a nosso segundo personagem, Lee Chae Rok, um jovem de 23 anos, órfão de mãe, com o pai preso, que precisa se virar como garçom para se sustentar e custear seu objetivo de ser bailarino, mas persistir não é nada fácil. O destino então une essas duas almas para que um ajude e o outro a realizar seus sonhos.

Texto completo AQUI.


LITERATURA | CONTOS NEGREIROS, DE MARCELINO FREIRE

Quando se lê a palavra “negreiro”, nossa mente remete aos anos de escravidão negra africana entre os séculos XVI e XIX. O mesmo ocorre ao ouvirmos o termo negreiro ser pronunciado, pois estava sempre acompanhada pelas palavras “navio” e “tráfico”. Então, por carregar esse peso, a impressão que o título Contos Negreiros passa inicialmente é a de se tratar de contos sobre a escravidão negra no Brasil. E essa impressão não poderia estar mais correta.
Não se trata de histórias passadas durante o período colonial, mas de seu remanescente e nosso contemporâneo agora. Mesmo a população considerada negra estando em maior número no país, desde a abolição assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, os negros são considerados uma minoria (diante do poder e imposição dos brancos) e oprimidos de forma cruel até os dias de hoje junto com outros grupos também considerados minorias.

Texto completo AQUI.



ANIMAÇÃO | LIGA DA JUSTIÇA VS OS CINCO FATAIS: SAÚDE MENTAL E SUPER-HERÓIS

O requisito para ser um Lanterna Verde é ter a habilidade de superar grandes medos. E o poder que faz o anel funcionar é a força de vontade. Essas duas coisas parecem impossíveis para quem tem agorafobia. Jéssica não se acha capaz das tarefas que são designadas a ela como heroína, e sempre questiona o motivo de ter recebido o anel. Da mesma forma que se acha um fardo, e considera um fardo as responsabilidades heroicas.

Texto completo AQUI.


CINEMA | POR QUE NÃO VER A SERBIAN FILM?

 A melhor forma de não divulgar algo que você não deseja que seja divulgado, é não fazendo a propaganda reversa de falar mal desse algo, causando a curiosidade de quem o lê. Porém, com A Serbian Film completando 10 anos este ano, imagino que se irá voltar a falar sobre ele por aí e mais gente passará a conhecer e querer conferir. Por esta razão acho importante publicar não apenas uma contra indicação, mas um aviso.
Estas são minhas opiniões e impressões pessoais, sem a intenção impor regra. Peço que entenda que não consegui falar deste filme sem ficar emocionado.
Mas afinal não é pra isso que serve a arte?

Texto completo AQUI.


ENTREVISTAS

MÚSICA | ENTREVISTA COM CAIÃO RELÍQUIA

Esse primeiro moço da foto se chama Caião Relíquia, um guitarrista carioca que a mais de dez anos está na cena musical, e desde 2018 vem lançando singles de seu onônimo projeto solo. Fazendo um math rock instrumental e original, Caião lança neste dia 26 de julho seu primeiro EP intitulado Trem Clandestino à Gramacho. Nesta entrevista conversamos sobre sua carreira, esse novo trabalho, que já ouvi previamente, e ainda conferimos uma faixa em primeira mão.

Texto completo AQUI.


MUSICA | ENTREVISTA COM ZOZO GINZBURG

Zohar Ginzburg é uma musicista israelense, inicialmente vocalista e guitarrista da banda de rock Trust A Lady. Posteriormente sua banda mudou de nome para Zozo Ginzburg, novo nome artístico da  Zohar. O Trust A Lady, agora Zozo Ginzburg, é uma das principais bandas locais independeres em atividade. Com o EP Trust A Lady, de 2016, a banda traz um rock alternativo bem envolvente e enérgico. Nesta entrevista, conversamos com Zohar sobre seu trabalho, além de falar sobre a cena independente em Israel e como ela vem crescendo nesses últimos tempos.  

Texto completo AQUI.
TEXTOS
Published:

TEXTOS

Published: