SUA MORAL ESTÁ BAIXA!

Quando eu era pequeno, costumava passar horas jogando pela internet. Um dos jogos mais marcantes para mim foi "Warfare 1917", em que você se passava por um comandante de tropas aliadas na Primeira Guerra Mundial buscando vencer os inimigos nas batalhas na fase das trincheiras.

Um dos indicativos de que você estava vencendo, era quando aparecia na sua tela a seguinte mensagem:

"Enemy units are breaking point!"

Isso em português significa que as tropas do inimigo estão prestes a serem destruídas. Você poderia saber que estava no caminho certo e que bastavam minutos usando exatamente a estratégia que estivesse usando e o adversário seria vencido. Após mais pouco tempo, outra mensagem saltava na tela:

"Enemy morale is low!"

Essa mensagem queria dizer que a moral do inimigo estava baixa; sua estratégia tinha se tornado derradeira no combate e sua vitória seria inevitável. Nas vitórias, era realmente muito positivo ler isso, mas o problema era quando o seu inimigo estava prestes a vencer você. As mensagens apareciam com teor oposto:

"Your units are breaking point" ("Suas unidades estão sendo destruídas!")
"You morale is low!" ("Sua moral está baixa!")

O que estamos fazendo na nossa batalha pela fé para sejamos vitoriosos? Muitas vezes, a frieza espiritual é um indício de que "nossas unidades estão sendo destruídas" e que seremos vencidos pelo inimigo em pouco tempo. É importante vigiar.

No jogo, os avisos serviam para que você mudasse a estratégia: se estivesse com muitos soldados, talvez fosse interessante mandar um oficial para apoiar e liderar as tropas de perto; caso tivesse poucos atiradores de elite, talvez fosse necessário chamar um para ter apoio tático de longa distância. Quando a vontade de buscar as coisas de Deus diminuem, isso é o nosso espírito avisando que devemos mudar nossa estratégia. 

"Épocas desesperadas pedem medidas desesperadas", é o que eu costumo dizer para os meus amigos que sofrem de ansiedade. Se você está passando por um momento desesperador, busque desesperadamente a Deus, pois talvez você esteja sucumbindo diante das dificuldades. Embora a fé seja dom divino, creio que a perseverança seja um elemento necessário para uma vida cristã saudável. O verdadeiro crente não se sente confortável quando está distante dos caminhos do Senhor, pois Ele imprimiu essa vontade de buscá- Lo em nosso âmago e não conseguimos nos livrar disso. Ainda bem, pois estar nEle é nossa maior liberdade.

O mundo julga a Igreja sob o argumento de que estamos presos regras estúpidas, mas a verdade é que a liberdade absoluta e mundana nos prende às paixões, que dominam o corpo e mente. Jesus Cristo é a alternativa que temos a nós mesmos, à nossa iniquidade que destrói a Terra.

A "perseverança dos santos" é, inclusive, uma das doutrinas defendidas por João Calvino, em que, segundo sua concepção baseada nas escrituras, a fé do cristão sobrevive às tempestuosidades da vida, oferecendo resiliência, pois Deus não permite que ele se perca em definitivo. 

Dessa forma, a perseverança é um dever do cristão diante das tentações da carne. É onde seremos testados e o que pode definir se estamos ou não no corpo de Cristo.

"Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação"
— Hebreus 3:12-15

Precisamos orar para que nossa fé seja fortalecida diante do que o mundo nos oferece. Que nada seja maior em nossas vidas do que a gratidão ao Pai.
Sua moral está baixa!
Published:

Owner

Sua moral está baixa!

Published:

Creative Fields