Matheus N. 7's profile

Ansiedade - Texto Cristão

Ansiedade.
Uma palavra muito conhecida nos dias de hoje, mas que muitas pessoas não sabem exatamente o seu significado e os problemas que pode trazer.
Então a primeira informação é: Ansiedade é uma reação natural do corpo.
Você se senti ansioso quando vai fazer determinada ação, como apresentar um trabalho, fazer uma prova ou ter uma conversa mais séria.
É algo natural.
O problema é quando a ansiedade ultrapassa o nível do Normal.

Isso é o transtorno de ansiedade, ou como chamamos: Crise de ansiedade.
Um transtorno mental que afeta o físico, emocional e psicológico.
Corpo, alma, espírito. Físico, emocional, psicológico.
Os três pilares do nosso ser.

E como isso acontece?
Quando você vive mentalmente várias vezes uma situação que ainda não existiu. De maneira bem simples, você puxa o futuro para o seu presente, mas na sua mente. E sempre com final ruim pois você não está preparado para ele.
Não existe uma causa pré-estabelecida para ter transtorno de ansiedade, mas sim um conjunto de fatores.
Cada pessoa é única e tem sua própria história. Escola, trabalho, família, preocupações intensas, excessivas, persistentes e o medo de situações cotidianas são alguns dos fatores.

E o mundo mudou drasticamente de 2020 para cá devido ao Corona vírus.
Vou passar uma informação para vocês:
Em 2020 a OMS fez uma pesquisa e constatou que atualmente, devido os efeitos da pandemia, 80% da população brasileira sofre ou sofreu de transtorno de ansiedade.
O Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo.
80%. Isso é oito a cada dez pessoas. Simplificando por dois (matemática simples) nós temos quatro a cada cinco pessoas.

Sintomas da ansiedade:
Emocional: tristeza, nervosismo e irritabilidade.
Fisiológico: Coração acelerado, falta de ar, tontura e dor de cabeça.
Comportamental: impulsividade, agressividade, fala acelerada.
Cognitivo: dificuldade de concentração, tomada de decisão e preocupações excessivas.

Agora que estamos familiarizados com ela no nosso meio, quais as consequências disso?
As duas Principais:
Isolamento. Desconexão.
E aqui quero citar uma passagem bíblica que se encontra em Eclesiastes 3.1-5, e esclarecer um ponto importante.
Eclesiastes Cap. 3 | ARC1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:2 há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar;5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;
Entenda que em momentos isso faz parte da vida de todos nós, como diz em Eclesiastes 3. Mas quem sofre de crise de ansiedade não vê os pontos negativos que a solidão pode trazer.
O pensamento que vem é o de que é bem melhor ficar só "na minha" do que me expor e viver a vida.
Isso pode levar a estresse e depressão. É uma bola de neve difícil de ser controlada.

Sintomas externos:
Fisiológico: Afeta a vontade de comer. Pois a pessoa ou come de mais ou de menos. Não existe um meio termo.
Outros sintomas mais comuns: Tensão muscular, náuseas, espasmos, tremores, inquietação.
Emocional: Grande carga de emoções negativas, mente distraída, insônia. (Tensão, preso num loop de passado e futuro constantes. Além de frequentes cenários que nunca existiram).

Tipos de transtorno de ansiedade:
(TAG) Transtorno de ansiedade generaliza.
Constante sentimento de preocupação. Mesmo não tendo motivo para se preocupar. Podem levar uma vida normal, mas estão constantemente lutando contra essa preocupação e angústia. É o caso mais comum.
(TOC) Transtorno obsessivo compulsivo
Como o nome já diz, obsessões ou compulsões, geralmente sem um motivo. Alguma mania ou atitude incontrolável é a forma mais comum de identificação.
(TEPT) Transtorno de estresse pós-traumático
Sempre se recordam do fato traumático e o revivem com a mesma intensidade. Adquirem hipervigilância e revivescência. Pessoas com esse transtorno precisam de acompanhamento médico.

Como tratar a ansiedade:
Antes de falar dos tratamentos preciso passar para outro ponto importante:
Nem tudo é espiritual.
Mas vou colocar o versículo que vai contra minha afirmação inicial.
Efésios Cap. 6 | ARC12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Então vamos a uma suposição:
Uma criança nasceu em um lar onde os pais brigavam constantemente. Ela cresceu e se tornou uma criança com dificuldades de se relacionar. Logo, na juventude ela preferiu se isolar mais e por conta disso adquiriu os sintomas de uma crise de ansiedade. Isso é espiritual? Não, isso é passado. Isso é história. É fruto de algo que foi feito ao redor dela.
E da mesma maneira que nós tomamos uma dipirona para curar ou retardar uma dor de cabeça, existem maneiras clinicamente comprovadas que nos ajudam com a ansiedade.
E aqui vou usar uma citação de Jesus que está no Evangelho de João.
Cap. 9 | ARC1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?3 Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.6 Tendo dito isso, cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Jesus poderia ter simplesmente curado o cego com uma ordem. Ele tinha poder para isso, mas ele fez de outra maneira. Ele usou lodo da terra. Ele usou os recursos da terra.
Existe mais de uma maneira de Jesus curar e operar milagres. Não somos rivais da ciência, porque nosso Deus é também o Deus da ciência.
E suas palavras no versículo três nos ensinam que tudo que passamos é para testemunho dele. As vezes tudo que queremos é que a tempestade passe, mas Deus está usando-a para nos ensinar, para assim, mais à frente, podermos ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma dificuldade.
Para nós servimos de inspiração.

Então vamos aos tratamentos:
(TCC) Terapia cognitiva e comportamental
Cognitiva = Pensamentos. Comportamental = Comportamento. Ela usa percepção de situação. Para as pessoas com transtornos de ansiedade as formas negativas de pensar estimulam as emoções negativas e crenças negativas. O objetivo da terapia é corrigir isso. A ideia é que, se você mudar a maneira como pensa, pode mudar a maneira como se sente.
A terapia lhe desafia a ter um pensamento desafiador. Exemplo: Choveu, está tudo melado. = Pensamento negativo. Choveu, o clima está ótimo. = Pensamento positivo.
É olhar para as simples coisas boas da vida e tentar aplicar isso em tudo. É se desafiar a ver o melhor de qualquer situação, mesmo em meio ao caos.
Outro meio são os remédios que podem chegar até a antidepressivos. Mas há um risco, pois, pode se tornar uma dependência. Não existe um prazo pré-estabelecido para quem usa esse tipo de medicamento, por isso eles não são recomendáveis e usados somente em última instância.
Também temos os remédios fitoterápicos, conhecidos como os remédios da terra. Chá de cidreira e chá de camomila são ótimos contra ansiedade.
Gosto de pensar que é algo que Deus já deixou pois sabia que a humanidade sofreria com isso.
Porque cada geração vive um problema.
A vinte anos atrás você nem ouvia falar em depressão ou crise de ansiedade. Mas eu tenho certeza de que na época que meus pais eram jovens existiam outros problemas, provavelmente visíveis.
Mas nessa geração o problema não se mostra no corpo, e sim na mente. E daqui a algum tempo poderá surgir outro problema, porque estamos em constante evolução.

Olha só um exemplo legal:
A trinta anos atrás não se usava celular. Mas hoje em dia ter um número de telefone é algo totalmente necessário. Hoje em dia usamos fone de ouvido com fio, mas daqui a vinte anos isso não vai mais existir e a próxima geração vai perguntar: Vocês andavam com um fio enrolado no pescoço para escutar música?
Percebem. Os tempos evoluem. As nossas ferramentas para combater o mal também tem que evoluir.

Então, como controlar a ansiedade?
Primeiro, gerenciamento de estresse.
Porque na vida você vai se estressar. E você também vai ficar ansioso. Não é como se eu tivesse aqui escrevendo tudo isso e no final quando você terminar de ler você vai estar "curado."
Não. Isso é uma luta diária.
Um exemplo:
Uma pessoa que é viciada em pornografia. Ela vai em uma igreja e decide confessar seus pecados. A Bíblia diz em Provérbios 28:13 que quem confessa e abandona alcança a misericórdia.
Então ele confessou o pecado. Mas quando a pessoa sair da Igreja você acha que todos os sites e todas as mulheres do mundo vão sumir? Não. Vai ser uma luta diária. A diferença agora é que ele confessou e o Senhor vai ajudá-lo a se manter firme mesmo com todas as dificuldades no caminho. Ou seja, ele tem uma esperança e um socorro bem presente na angústia.
Então todo dia você vai ter que se vencer. Parar, respirar fundo e encarar.

E vai para cima porque Deus é com você!

Outras dicas:
Estratégias de relaxamento da medicina tradicional
Uma muito usada é: Pare e conte de um até dez. Após isso recomece a fazer o que estava fazendo ou abandone por um tempo.
Se exercite. Ter um corpo saudável é necessário para uma vida boa.
Mantenha uma dieta saudável. Coma regularmente, e procure alimentos saudáveis.
Descanse. Evite se sobrecarregar. Tanto mentalmente quanto fisicamente.
Entenda o que te deixa ansioso ao nível extremo, ao nível que você sabe que não dá conta.
Sempre tenha uma pessoa que pode contar. E lógico que você precisa da ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra caso você sinta que não está dando conta sozinho e nem com a sua família. Afinal essas são pessoas capacitadas por Deus.

Provérbios Cap. 12 | ARC25 A solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra.
E quero focar um pouco em família agora. Porque em questão de apoio a família tem que ser a primeira opção.
E como eu disse, os pais não sabem lidar porque não viveram isso.
E minha dica para os Pais ou os mais velhos é: Não façam a perguntas que deixam os jovens desconfortáveis. Respeite o espaço, e no momento certo ele chegará até você.
E não trate ansiedade gerando mais ansiedade. Pare, reflita e entenda.
Jovem. Se esforcem. Lutem. Não é fácil. É um processo longo e difícil. Mas que vale a pena quando você chega no final dele.

Oração
E eu deixei a última arma contra a ansiedade para o final. Pois ela é a que vai dar mais força para todas essas outras atitudes, e tem que ser a primeira a ser tomada.
Se está ansioso: Ore. Lembra da dica do parar e contar. Faça uma oração rápida enquanto conta e sempre peça ajuda do Espírito Santo nesses momentos. Ele está sempre ao seu lado.
E cite a própria palavra. Leia a Bíblia. É tão lindo quando citamos versículos ao Senhor. Pois sabemos das suas promessas ao nosso respeito.
Salmos Cap. 34 | ARC4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
I Pedro Cap. 5 | ARC7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Filipenses Cap. 4 | ARC6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
Mateus Cap. 6 | ARC25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

E ainda tem bem mais que essas. Busque. Vale muito a pena.
Para terminar. Lidar com ansiedade não é algo que você pode chegar é falar: Passei 10 dias sem ficar ansioso! Glória a Deus!
Não, é uma luta sem plateia. É interna. Você contra você.
E tudo isso que você está passando agora, é para criar alguém super resiliente no futuro, que não vai tombar para qualquer dificuldade e será a inspiração para muitos que passam pela mesma situação.

Filipenses Cap. 4 | ARC13 Posso todas as coisas naquele que me for
Ansiedade - Texto Cristão
Published:

Owner

Ansiedade - Texto Cristão

Published: