Marcelo Frankelin's profileAlexandre Rizzuti's profile

Ypióca São João


Ypióca São João

Aproveitando a temporada das festas de São João, uma das mais importantes do país, Ypióca lançou no Nordeste uma série de latas colecionáveis, ilustradas por artistas regionais.

A ideia foi trazer um artista de cada região – RN, CE, PE e PB – para estampar, nas latas, suas vivências e interpretações sobre a festa.

Mostrando a festividade pelo olhar de quem vive o São João, revelamos a conexão verdadeira que existe entre a marca, a terra nordestina e as pessoas.

A dimensão colecionável das ilustrações ajudou a criar uma nova camada de desejo para as latinhas e a assinatura habitual “Se tem Ypióca, tem história” também entrou na folia e foi temporariamente adaptada para “Se tem São João, tem Ypióca”, reforçando ainda mais a relação entre a marca e a festa.

Objetivos / Com este projeto, o objetivo foi consolidar a relação de Ypióca com o seu consumidor e mostrar o orgulho que a marca tem de suas origens. Para isso, entender as particularidades das comemorações em cada Estado foi essencial, além de contar com artistas locais para mostrar a festa aos olhos de quem realmente vive o São João de perto.

Resultados / Como resultados, a Ypióca obteve aumento de 67% de crescimento de receita dentro dos eventos, 30% a mais em cobertura nos pontos de venda, 12% de crescimento de sell out, 3% de crescimento em volume, +5pp de brand awareness, +6pp de Market share, além de 8 milhões de pessoas impactadas.

Ano / 2018
Cliente / Diageo
Escritório / FutureBrand São Paulo
Equipe de projeto / Marcelo Frankelin, Alexandre Rizzuti, Karen Fontana, Rafael Souza, Henrique Tessitore e Danilo Souto.
Ilustrações / Rafael Limaverde (Ceará); Andrea Ebert (Rio Grande do Norte); Shiko (Paraíba);
Bel Andrade Lima (Pernambuco);

Ouro / ABRE 2018
Prata / Brasil Design Awards 2018

Ypióca São João
Published:

Ypióca São João

Published: