Estuda +
Estudo de caso apresentado pelo projeto Estartando Dev.s
O caso em tela foi apresentado pelos mentores do curso, a turma tinha liberdade criativa para solucionar o problema apresentado de forma individual.
Que se tratava de uma plataforma desenvolvida para ajudar as pessoas a estudar em casa durante a quarentena que ocorreu durante os anos de 2020/21, em razão da pandemia de Covid-19, no entanto a plataforma desenvolvida por ele não teve acessos, eu tive que descobrir o por quê ele não conseguiu que as pessoas usassem seu produto.
Na primeira fase do projeto precisei responder quesitos como, quem era o publico alvo, qual era a faixa etária dos usuários, quais eram suas maiores dificuldades e dores ao ter que estudar em um modelo improvisado do EAD.
Para responder essas questões, montei a Matriz CSD, e logo após criei um questionário on-line, que foi respondido por pessoas reais que estavam passando pela situação mencionada, e isso me ajudou a responder a todos os apontamentos e duvidas que estavam na matriz CSD.
Ouvindo os usuários pude perceber que a maior dor e dificuldade dessas pessoas era organizar sua rotina e se manter focado em seus estudos, assim pude criar modelos de personas com Job Stories, que me orientaram a criar a uma solução simples e efetiva, que foi um aplicativo que ajudasse esses alunos a se concentrar e organizar sua rotina de estudos.
Processo de descoberta e definição do problema
Depois de montar a minha matriz CSD, precisei validar meus quesitos e suposições junto à pessoas reais, que em razão da pandemia, optei pelo questionário on line, junto ao Google forms, por ser mais conhecido pela maioria das pessoas, a pesquisa recebeu cerca de 40 respostas, que elucidou pontos como, o quem eram os usuários, qual eram seus problemas enquanto alunos.
A partir da analise das respostas, pude perceber que a maior dor desses alunos era a falta de organização e concentração, e a resposta mais simples e eficaz para esse problema era a criação de um aplicativo que os ajudasse a organizar sua rotina de estudos e se concentrar, escolhi usar a técnica pomodoro para ajudar na concentração e foco, por ser uma técnica estudada e fácil de aplicar atrelada a ferramenta de bloquear outros aplicativos enquanto o cronometro estiver ativado.
Também fiz perguntas para conhecer os hábitos de estudos daqueles usuários, e pude perceber que nenhum ou pouquíssimos deles usavam plataformas de estudos diferentes da oferecida pela universidade, e faziam suas anotações a mão, motivo pelo qual descartei a possibilidade de criar uma plataforma de estudos, com vídeo aulas, questões e etc..
Personas, Job Stories e Mapa da Empatia
Com base no formulário criei 3 personas, me orientei por elas nas outras fases da criação do produto.
As personas foram criadas para ajudar a entender melhor quem era o usuário, para contextualizar os problemas sofridos por ele decidir qual será o estilo do aplicativo, como esquema de cores, fluxos, interatividade entre usuário e aplicativo.
Foi criado duas pessoas adultas e uma criança, em certo momento decidi que o aplicativo seria voltado para o usuário adulto, visto que crianças são tuteladas por eles.
Ainda na mesma fase do processo, usei como ferramenta o CNP (Como nós podemos) para conhecer os usuários, e entender melhor suas necessidades e quais seria o melhor caminho a ser traçado para solucionar os problemas e dificuldades apresentados.
A partir disso pude começar o processo de ideação, do app, onde criei o fluxo do golden path do usuário.
Ideação de Interface
E então, parti para a ideação da interface, primeiro fazendo Sketches, para depois criar o protótipo de alta fidelidade.
Para começar com a criação da interface, comecei pela criação de sketches, pela facilidade e rapidez que dão maior liberdade para a criação.
Eles foram criados para dar base aos protótipos de media e alta fidelidade foram criadas algumas versões até o sketch final.
Os elementos foram colocados dentro da tela de forma que sejam alcançados de forma fácil e confortável, assim como todo o layout foi feito para conter o mínimo de informação necessária, para ser simples e intuitivo à percepção.
UI Design

Assim que terminei as fases de pesquisa e criação de wireframes, parti para a criação do protótipo, baseado nos sketches, personas, etc.
Segui um estilo simples e claro, com predominância das cores azul e branco, para não exigir muito do usuário visualmente, segui guidelines do Material Design pois o protótipo foi feito para android.
Claro e objetivo, ele evita que o usuário se distraia enquanto estiver com o aplicativo aberto, ajudando o usuário a aproveitar melhor seu tempo de estudo e a se organizar melhor com a ferramenta de organização de e criação de rotina de estudos, notificações, etc.
Estuda +
Published:

Owner

Estuda +

Published:

Creative Fields