Valesca Ribeiro's profile

Ainda vale a pena utilizar hashtags?

Ainda vale a pena utilizar hashtags?
As redes sociais são ótimos espaços para compartilhar o que estamos assistindo, pensando e sentindo, e, para qualquer empresário, é uma oportunidade de se aproximar do seu público-alvo. Mas pera aí, como fazer para que seu conteúdo chegue organicamente ao destinatário? Filtrar os termos pesquisados em torno de temas específicos pode ser a solução, e uma ótima ferramenta para isso pode ser o uso das hashtags. 
O dicionário Oxford define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos para identificar mensagens sobre um tópico específico”.

"Podemos dizer que hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que desejamos organizar em redes sociais como Instagram, Facebook ou Twitter. Ao escolher uma palavra-chave no post e adicionar o símbolo #, ela é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico. Por exemplo, se no Instagram os usuários publicam fotos com a hashtag #piscina, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados àquele, apenas clicando sobre a palavra." 

Entretanto, como em muitas estratégias de marketing digital, devemos ficar atentos a algumas práticas no uso das hashtags para que sua utilização não se torne cansativa e possa gerar resultados efetivos. Vamos conhecer algumas?

Não entregue todo o conteúdo do post já na hashtag 

Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre produto x, por exemplo, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOProdutoX. Essa prática limita a pesquisa e diminui o volume de conteúdo encontrado. A Lola Cosmetics utiliza esse recurso nas suas postagens com tags como #CronogramaCapilar, #BelezaConsciente, etc. Dessa forma, quem procura por dicas ou tutoriais sobre esses assuntos já começa a prestar mais atenção na marca. 

Não use muitas palavras juntas 

Isso nos leva a segunda dica: #escrevendodessamaneira, você acaba dificultando a leitura dos seus seguidores, deixando a frase sem fôlego e confusa. fazendo com que o leitor demore para entender o que foi escrito e acabe perdendo o interesse. Mantenha as hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como por exemplo, #MarketingDigital. Dessa maneira, você facilita o entendimento do leitor e torna o texto mais agradável visualmente.

Não sobrecarregue o texto com hashtags 

Ao mesmo tempo que colocar todas as palavras juntas, #colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra também prejudica a leitura. A dica é separar as hashtags do seu texto de modo a expressar sua a ideia principal, no final ou no meio do texto. Lembrando que nesse segundo caso, deve-se usar sem excessos e com termos que realmente fazem sentido à mensagem passada. De acordo com o Social Insider, marcas de sucesso utilizam de 7 a 30 hashtags em suas legendas, mas foi observado que as publicações com muitas hashtags podem até diminuir o engajamento. Portanto, seja objetivo. 

Fique atento à ortografia! 

Hashtags são um recurso informal e divertido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Uma hashtag escrita de forma errada se torna obsoleta, pois não vai indexar seu post à página desejada. 

Use hashtags que façam sentido com o post 

E por fim, fique atento à coerência na hora de escolher os termos destacados. Não use uma hashtag que não possui ligação com o assunto, pois se o público procura uma hashtag específica e encontra um conteúdo completamente diferente do seu objeto de interesse, não lê o conteúdo e fecha a publicação. Escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes. A gigante Apple, por exemplo, propôs a #ShotoniPhone como um meio de abordar a qualidade das câmeras dos aparelhos. Um termo específico mas que gerou um ótimo alcance orgânico para a marca. 

Cada rede social tem suas hashtags virais

No Twitter, por exemplo, #FF é muito utilizada e quer dizer “Follow Friday”, algo como “Sexta-feira da seguida”, uma hashtag usada para recomendar aos seus seguidores um perfil que você acha interessante. No Instagram, #instagood é usada para indicar as melhores fotos. Vale a pena caprichar na produção das suas fotos para que elas chamem atenção e atinjam um público com o apelo visual. 

O interessante é acompanhar os diferentes modelos de #’s de acordo com cada rede social. No LinkedIn, que é uma rede corporativa, as tags mais utilizadas são #inovação e #empreendimento e no YouTube, #Tutorial e #DIY (Do It Yourself/ Faça Você mesmo) disparam no número de alcance. O Facebook tem mais opções de visualização para os resultados de uma busca por hashtags apesar da tendência não ser tão forte por lá. Você pode procurar resultados com uma hashtag usando o campo de busca ou através da URL www.facebook.com/hashtag/SuaHashtagAqui. 

Podemos concluir que a hashtag é um recurso simples e bastante eficaz na hora de divulgar um serviço ou produto. Que tal criar uma hashtag própria para a o seu serviço ou empresa como estratégia e otimizar ainda mais essa tática? Colaboradores e clientes podem utilizar essa hashtag ao falar do seu produto, a exemplo da Nike que viralizou a sua #JustDoIt.

Usando de forma objetiva e escolhendo os termos certos, a visibilidade das suas publicações aumenta consideravelmente. Depois dessas dicas, que tal apostar na prática?
Ainda vale a pena utilizar hashtags?
Published:

Ainda vale a pena utilizar hashtags?

Published:

Creative Fields