lucas ferreira's profile

kings of the night | Forças Armadas

"Forças Armadas" surge do sonho do coletivo curitibano Kings of The Night  de realizar uma trilogia performática drag king constituída por três frentes: O espetáculo de dança/teatro de revista "Querelle" (Marinha), a peça "Réquiem de Guerra" (Exército) e a série de vídeo-performances "Esquadrilha da Fumaça" (Força Aérea). O presente projeto tem como objetivos o desenvolvimento de pesquisa para a montagem dos roteiros performáticos de "Querelle" e "Réquiem de Guerra" e a pesquisa, execução e difusão da web-série "Esquadrilha da Fumaça", trabalhos que aprofundam a pesquisa do coletivo acerca das relações entre masculinidade e violência, o fazer drag king e a estética do desbunde e cabaré.

O coletivo Kings of The Night surge em 2017, criado pela co-autora deste projeto, Rubia Romani/drag king Rubão. O coletivo promove a festa/cabaré Kings of The Night, que já contou com 7 edições em Curitiba, 1 edição em Maringá/PR e 1 edição online durante o período pandêmico. A festa foi a primeira no Paraná completamente dedicada à performance Drag King e já promoveu apresentações de cerca de 30 drag kings diferentes. O coletivo lançou também 2 edições do Calendário Erótico Kings of The Night, publicações de fotografia performática Drag King. Outra frente do coletivo é a realização de oficinas Drag King ministradas por Rubão, promovendo a formação de diversos artistas cabareteiros. O coletivo atualmente conta com 10 integrantes das mais diversas áreas: atrizes, artistas do dança e da performance art, artistas visuais e profissionais do audiovisual. ​​​​​​​

Alistados neste projeto estão homens em guerra e os temas que eles trazem consigo: virilidade, desumanização, sedução, disputas, rivalidades, camaradaria, territorialismo e, agora, a performatividade de gênero. O transformismo Drag King adiciona complexidade às discussões acerca dos papéis sociais de homens e mulheres, expondo as relações de poder, as maneiras de ocupar espaços e os direitos e privilégios exercidos pelos corpos.









kings of the night | Forças Armadas
Published:

Owner

kings of the night | Forças Armadas

Published: