Free Spirit

A marca de moda Free Spirit atua no mercado online com roupas esportivas de tecido biodegradável, sendo o carro-chefe de suas vendas camisas com tecido respirável. Para a empresa, bem-estar pessoal está ligado intrinsecamente com o impacto ambiental que causamos, por isso apenas pegadas de corrida não bastam: é necessário diminuir a pegada ambiental.


Compreensão do Universo da Marca

Nessa etapa, foi realizado o primeiro contato com o Universo no qual a Free Spirit está inserido. Foram observados os fatores reais da marca, como o público-alvo, atributos pré-estabelecidos no briefing, pontos de contato, além do que a marca deseja transmitir.



Características principais

O ponto principal percebido durante o primeiro contato, foi que a marca é leve: 

Leve como o tecido respirável; 
Leve como o menor impacto ambiental causado pelo tecido biodegradável;
Leve como a consciência limpa de estar fazendo algo pelo Planeta.



Mergulho na Galáxia da Marca

Foi realizado um mergulho no universo da marca, de modo a ir mais fundo, para compreender em sua maioria do que a galáxia é feita. Ou seja, foi realizado a busca de palavras sinônimas que possam representar atributos do que a marca é. Dissecando seguintes palavras: Autêntica, Altruísta, Aventureira e Sustentável, conseguimos conhecer melhor a galáxia da marca, e dessa forma, sabemos a sua essência  — que representa o que a marca deseja transmitir.



Consolidação no Galáxia

A partir do conhecimento do todo, conseguimos saber qual é o seu núcleo, sua essência, onde a marca começa. Assim, conseguimos entrar além na galáxia, e ficamos próximos dela, nos consolidando como parte do universo único que a marca é. Dessa forma, conhecemos as palavras-chave que resumem a marca, ou os planetas que a compõem, e possibilitamos a transmissão desses valores para estímulos visuais.



Conhecendo as galáxias vizinhas

Após conhecer a essência da marca, é necessário realizar uma visita em galáxias vizinhas. Conhecer outras marcas que também estão neste universo é importante para perceber as similaridades presentes, para que a marca não se torne destoante. Contudo, como uma das palavras que definem a marca é Autenticidade, a relação de similaridade foi colocada em segundo plano.

Concorrentes
São as marcas - galáxias mais próximas - que estão em choque devido o processo de expansão do universo. Em outras palavras, são marcas que disputam o mesmo público-alvo e vendem os mesmos produtos, em sua maioria. No caso, roupas de moda esportiva.
Análogos
São galáxias um pouco mais distantes. Embora estejam no mesmo nicho de moda esportiva, possuem como foco outros produtos, como calçados esportivos ou roupas casuais — ou ainda, acessórios para a prática esportiva.



Similares
São galáxias que estão na fronteira entre o universo da marca, e de outro universo similar. São marcas que vendem artigos para vestuário no geral, desde calçados até roupas  — não tendo como foco vestuário esportivo, ou se possuem, foco em outro público-alvo.

Conhecendo os planetas

Até agora, apenas citamos características como palavras. Permanecemos apenas na dimensão dos conceitos, contudo agora, vamos buscar representações visuais do que a marca é. As palavras escolhidas que melhor representam a marca e que serão transformadas de conceitos à imagens, são: 

Simples;
Forte; 
Leve; 
Natureza;
Vida.

Simples 
Como atributo da marca foi citada a palavra jovem. Os jovens são simples, pois agem com base na emoção. Além disso, simples é sinônimo de leve. Ademais, o que é simples possui um efeito facilitador da pregnância  — necessária para que todxs percebam que precisam cooperar com os cuidados ambientais.

Forte 
Como essência da marca foi escolhido a palavra verdadeiro. O que temos certeza desde que nascemos, é que o Sol nasce, e se põe, todo dia  — sendo assim: verdadeiro. Temos certeza que o Sol é forte, pois muitas vezes ele cega nossa visão. Contudo, sem Ele a vida não existiria. Da mesma forma, se continuarmos a ignorar os fatores ambientes, também não iremos existir em um futuro próximo.

Leve
Leve é o vento, leve se torna a nova pegada ambiental em comparação a anterior. Leve é a consciência no fim do dia, ao saber que se faz algo para a preservação do Planeta. Leve é o que você sente ao estar praticando atividades físicas. Uma vida mais leve, é uma vida mais saudável. 

Natureza 
A marca tem como foco principal a natureza e a sua relação com o ser humano. O impacto que um causa, ou pode causar no outro. Não se trata apenas de mudar a natureza ambiental, mas alterar a natureza do outro  — alterar suas ações para outras melhores e alterar sua consciência ambiental.

Vida 
A vida está presente em tudo, presente na natureza, presente no ser humano. A vida está presente no futuro, é necessário preservar a vida no presente para que haja vida no futuro. É preciso alterar a ação que somente ocorre porque há vida.  Sem vida, não há existência e não há ação.





Símbolo Conceito

O símbolo final foi baseado em um cata-vento. O cata-vento é associado a pessoas jovens como crianças devido a sua ludicidade, e é simples - feito em sua essência apenas de papel. O cata-vento mostra a integração entre o ser-humano e a natureza, como em usinas eólicas  — forma de produção de energia sustentável. Tal integração ocorre por meio do sopro de vento do ser-humano, que somente ocorre porque há vida nele. Além disso, o cata-vento transmite movimento, assim como é a realização de atividades físicas.


O principal motivo de escolha do cata-vento, foi que ele somente age quando a uma força atuando - pode ser o vento ou o sopro de uma pessoa. O movimento realizado pelo mesmo é circular, mas ao mesmo tempo, sai pela tangente se analisarmos o movimento circular vetorial (física). Da mesma forma é como a marca se comporta, agimos sobre o meio e o meio age sobre nós, e pode agir sobre outras pessoas.


Cuidamos do nosso corpo praticando exercícios
Cuidamos do meio ambiente para melhorar nosso meio circundante 
Acabamos cuidando do meio ambiente para o próximo também 
Afetamos o outro, e depois, ele pode vir a afetar nós mesmos. 

É ciclo.



Cores
 
A escolha de cores deve transmitir grande parte dos sentimentos da marca, por isso é muito importante. As cores escolhidas foram o verde e o azul. Embora, muito utilizadas para representar a natureza, aqui elas ganham um significado diferente do habitual. Segundo Eva Heller no seu livro “Psicologia das Cores”, o azul é distante, o vermelho próximo e, o verde está entre os dois. Logo, a cor verde é média.


As cores aplicados no logo, simbolizam a distância de atuação da marca. 
O verde transmite que o impacto ambiental causado na utilização da marca, é de distância média. Ou seja, afeta a 
quem usa, e quem está próximo de quem usa. Ou ainda, afeta a próxima geração de pessoas no planeta Terra.


Já o azul, representa o impacto futuro. Representa todas as pessoas distantes que serão impactadas pela consciência ambiental no presente, ou no futuro próximo.




Resumo até aqui 

A marca é leve, autêntica e é um catavento. 
Leve pele consciência ambiental.
Autêntica por ser diferente.
Um catavento por interagir com o ser humano e a natureza. 
Um catavento por compor um ciclo sem fim. 
Atinge o presente e o futuro. 
Atinge quem a utiliza, quem não a utiliza, e quem a utilizará. 
A marca tem movimento como um catavento, como a vida, como um ser humano realizando atividades físicas.
​​​​​​​



Abstrair tudo até aqui em nuances

Buscando abstrair e convergir em uma única tipografia a marca deixaria de ser o que ela é: Livre, Autêntica e Forte. Seu próprio nome está imbuído de liberdade, que está intrinsecamente ligada a autenticidade. A liberdade nós faz mais fortes porque aprendemos a fazer escolhas e a tomar decisões, e a resistir a acontecimentos desgastantes. Ademais, cada um possui sua própria vida, cada um possui sua própria liberdade  — cada ser, cada planta possui sua própria vida. 
A marca é leve porque está em movimento, com cada um fazendo a sua parte  — se cada um dividir o peso da bagagem, tudo fica mais leve. Desse modo, foram escolhidas duas famílias tipográficas semelhantes, utilizando variações de peso, demonstrando assim: a grande variedade de pessoas. Ambas famílias podem ser combinadas para representar para representar linhas de produtos diferentes, possibilitando a marca expandir seus produtos - expandir o grupo de pessoas que cuidam de si, do outro e de onde está. Com efeito, tanto o logo quanto a tipografia são a essência da marca, mas somente juntos transmitem sua totalidade.


Unicidade dos planetas 
Para dar autênticidade a marca, foi adicionado um círculo que é simples como a marca. 
Contudo, faz diferença como a mesma.

A marca é uma, uma formada de muitos com semelhanças em comum: diferenças. Contudo há semelhanças: o desejo de cuidado de si, do próximo e do planeta. 
As variações e combinações tipográficas permitem gerar maior empatia ao consumidor. Há quem prefira caminhar, correr, escalar, andar de bike, andar de skate, patinar, jogar: futebol, basquete, handebol... Enfim, cada ser é único, logo para gerar empatia e vínculo, é necessário se desdobrar mantendo sua essência. 

Os patterns foram construídos de modo a transmitir união e movimento: são o que fazem possível o mundo ser um lugar melhor, além de representar a prática de atividades esportivas (podemos fazer em grupo). Cada ser humano é uma peça fundamental no contexto ambiental, cada um deve fazer parte desse quebra cabeça ambiental. Com efeito, o ser humano é o agente transformador que transforma os outros, a si próprio e o seu meio circundante.
​​​​​​​



Obrigado por chegar até aqui...
Tenha um bom dia, boa tarde ou uma boa noite =)

@mauhrodes
/mauroaspereira
/maugustosp

estou por aí em algum desses nomes...
talvez te encontro por aí,
fui!


Free Spirit
Published:

Owner

Free Spirit

Free Spirit é uma marca fictícia criada por Éricles Batista durante o desafio Zero ao Logo de 2021. A Free Spirit é uma marca de roupas sustentá Read More

Published: