Sofia Cenci's profile

SIMULACRA - Concurso VISU.AU (RE)IMAGINE O MONUMENTO

"SIMULACRA" - Concurso VISU.AU (RE)IMAGINE O MONUMENTO
Ana Julia Roesner e Sofia Cenci
Colagem digital 
https://issuu.com/visuau/docs/visuau_2edi__o_compila__o_r00-compactado 

Os monumentos são meios de comunicação e representações materiais dos processos políticos. São recriadores de paisagens e imagens ambíguas de construções sociais. Não se é comunicado só que se deseja. Os monumentos são inerentes a interpretações humanas e estas, marcam uma geografia cultural segmentada. As paisagens são criadas e recriadas com monumentos que se portam como “elementos centrais da iconografia política do território” e a presença ou não da monumentalidade se mostra na segregação social e espacial. Afinal, onde estão os monumentos?
A Ópera de Arame é um ícone curitibano, que eleva a cidade à uma situação referencial. Ela representa a vida de parte dos que vivem essa cidade. É um território que esconde a plurivocalidade urbana e se desloca das realidades diversas.
Além dos significados culturais e práticas ambientais, a Ópera de Arame é uma marca da territorialidade segregacionista, onde o usuário se apropria de um caminho contemplativo de um ambiente imerso nas riquezas, que na verdade demonstra uma fantasia, uma caixa deslocada das vivências urbanas. Essa situação é escancarada pela privatização como ícone de turismo e não para apropriação do cidadão.
A Ópera é a representação de uma beleza aceita, um monumento visível e não representativo de todos os corpos da cidade. Paralelamente ao questionamento da inserção dos monumentos urbanos, busca-se uma reflexão... quais são os monumentos e quem eles representam?
Se indaga e se propõe uma segunda narrativa, onde a imagem da Ópera de Arame se concretiza como ícone e a favela é inserida no contexto agregando a cidade como um todo e se portando também como monumento. A narrativa é recriada, é plural, é periférica e central.


SIMULACRA - Concurso VISU.AU (RE)IMAGINE O MONUMENTO
Published:

SIMULACRA - Concurso VISU.AU (RE)IMAGINE O MONUMENTO

Published: