JOTA | Branding, Typography, Visual Identity

Branding
Jota
Developed by Questtonó
Desenvolvido por Questtonó

[EN]

Jota is a new business from the creators of the already established restaurant Z-Deli, in Brazil. Born from the desire to bring back the simplicity and joy of a classic hamburger joint, we designed a brand identity and brand touchpoints to deliver a high-quality and playful eating experience.


[PT]

Uma experiência positiva em uma hamburgueria pode ser marcada por vários pontos de contato na jornada do cliente, e sem dúvida o mais importante de todos é a qualidade do lanche.

Agora, quando uma hamburgueria consegue aliar um bom lanche a uma marca potente, capaz de comunicar de forma clara, ela torna-se muito mais atrativa e rentável. Uma identidade de marca bem definida, inclusive na construção arquitetônica do lugar, permite que ela possa ser replicada com facilidade e garante a capacidade de expansão e escalabilidade do negócio.

Foi com essa visão estratégica em mente que trabalhamos para criar a marca da mais nova hamburgueria de São Paulo, Jota.
O novo negócio surgiu da paixão pelo hambúrguer ao estilo americano, aquele dos tradicionais diners de estrada, que é prático, acessível e extremamente saboroso. Um lanche tradicional e sem ser gourmet, com foco na qualidade e feito com ingredientes clássicos e já consagrados.

O trabalho envolveu a criação da marca e da identidade visual. Para isso, aplicamos o Ignition, metodologia proprietária da Questtonó em que transformamos conceitos em negócios de verdade.

O processo envolveu uma sessão de sprint com o time de Visual Design da Questtonó. Além disso, construímos um moodboard de arquitetura para que o cliente pudesse visualizar a aplicação dos conceitos criativos na unidade do restaurante.

O resultado foi a construção de uma marca que se destaca pelo movimento e originalidade, e que tem como propósito existir para apresentar o prazer do simples.
“A tipografia foi primeiramente manuscrita e em seguida transformada em geométrica, mas mantendo o movimento da mão. A assinatura do Jota também tem movimento, e associar isso com os elementos geométricos gera um contraste interessante”, conta Thiago Marques, Head de Visual Design da Questtonó.

Além da cor predominantemente verde, outro destaque são os adesivos para identificação dos lanches. Enquanto muitos restaurantes identificam seus produtos com caneta, Jota conta com adesivos para marcar qual é o tipo do lanche, e cada um tem uma forma proprietária que facilita a identificação.

O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Shopping Cidade São Paulo em fevereiro de 2021.

JOTA | Branding, Typography, Visual Identity
Published:

Project Made For

JOTA | Branding, Typography, Visual Identity

Unimos visão de negócio e construção de marca para criar a identidade da mais nova hamburgueria de São Paulo. Jota existe para apresentar o praze Read More

Published:

Creative Fields