FAUS NÔMADE
 
O projeto a seguir é resultado de um trabalho acadêmico no qual exerci função de liderança. Foi realizado durante o TGI (trabalho de graduação inicial),que consiste em um primeiro projeto desenvolvido por grupos de alunos de todos os semestres da faculdade, podendo ser orientados por todos os professores da disciplina de projeto de arquitetura. O TGI ocorre durante o início de cada semestre letivo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos.
 
"Estaríamos então de volta ao princípio: Qual é o conteúdo da arquitetura? Qual é o conteúdo do espaço? São as ações que neles se exteriorizam, é a vida física, psicológica, espiritual que decorre neles. O conteúdo da arquitetura é o seu conteúdo social."
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. 5ed. São Paulo. Martins Fontes, 1996.
 
Pensando na estrutura da FAUS não apenas como o espaço físico, mas também instituição constituída de alunos e professores, e ainda priorizando as experiências e relações sociais nela envolvida, pensou-se na dissolução do espaço da faculdade em estruturas de container modulares nômades.
 
Dessa forma, propõe-se a supressão de dois pavimentos do edifício atual da FAU-Santos, retirando parte de seus elementos estruturais pré-fabricados para dar lugar a um ambiente de logística no térreo. O último pavimento abriga a nova biblioteca da universidade, ampliada para receber maior volume de obras e mais espaço para a leitura. 
 
A FAUS explodida em containers viaja pelo mundo sobre navios, proporcionando assim uma experiência de ensino global, em que cada semestre é constituído por roteiros programados e integrados a diversos ambientes sociais. 
 
Concepção, partido, elaboração da prancha, memorial descritivo, fotografia e parte das peças gráficas por Jéssica Serra Barreto, 2020. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS).
FAUS Nômade
Published:

Owner

FAUS Nômade

Published: