LETICIA NUNES's profile

Crítica | Garota Exemplar, do penetrante David Fincher

Mentalize o som abafado de uma chuva gelada sob um clima tenso devido a crises no cotidiano e na vida.

Esse mix renderia um belo drama… e um drama de alta tensão? Melhor. Mas, e se essa tensão fosse incorporada à um casal não tradicional visto sob o olhar de um mestre das histórias de suspense psicológico. É o que filmes como Garota Exemplar (2014) oferecem.

Tanto em imagem e som, quanto em enredo, o fôlego é acirrado, e o que parecia ser somente um fim de dia tranquilo com chuva e calmo com a companhia de um livro, se torna um script estridente.

Um trabalho minucioso do penetrante David Fincher, com base em um casal vívido de expansivos instintos , que enfrenta uma aleatoriedade na relação conjugal.

Sim, em outras palavras, uma crise. Mais densa e excitante. Características reveladoras dos filmes de Fincher.

Temos neste sedutor roteiro adaptado, de Gillian Flynn : a belíssima Rosamund Pike com um porte fino impecável e um controle fatal ; o másculo Ben Affleck, como esposo conivente e misterioso; um diretor de cinema especialista no quesito história densa até ficar tudo na corcinza metálico; Trent Reznor com o som metálico enevoado de sempre; e, last but not less, uma fotografia técnica nas melhores escalas possíveis de azul-cinza e um relançe de vermelho-sangue – o que sempre acompanha Fincher.

É grande o encanto por este gênero, pois chega a ser viciante o jogo de cenários que se assemelham a Lynch, Scorsese, Winding Refn. E com Fincher a regra foi a mesma, onde consiste no drama de alguém que esconde um mistério e comete um crime, que se envolve com outras pessoas, sendo por crime ou pela sedução, que já vira um suspense, que há uma fatalidade que provoca questionamentos, que já induz o psicológico a fazer ligações atordoantes. Você entendeu, né?

Sem mais delongas, até porque é de dar uma certa agonia em tentar expressar toda a estrutura magnífica deste longa, concluo dizendo que o filme é de dar risadas de nervosismo de tão desconfortável e sedutor. Garota Exemplar seduz o espectador, o fazendo receber uma carga tempestuosa de instintos assassinos vindos da personagem  principal.

Bônus: uma amostrinha da soundtrack , para atiçar você mais um pouco.
https://soundcloud.com/gonegirlsoundtrack
Crítica | Garota Exemplar, do penetrante David Fincher
Published:

Crítica | Garota Exemplar, do penetrante David Fincher

Published:

Creative Fields