Ensaio Fotográfico - Contrastes e Cotidiano

Ensaio de Análise Fotográfica

Este projeto acadêmico usa como referências, os trabalhos dos fotógrafos Daniel Cheong e George Brassaï. 

A fotografia surgiu em um processo de transformação econômica, social e cultural. Possui diversas vertentes, assim como diferentes tipos de análises, seja de forma poética ou técnica, nos permite apreciar/entender o objeto de foco. Quem se interessa pela arte de experienciar a fotografia, pode enxergar um ponto comum de interesse, caprichar na análise procurando ricos e disfarçados detalhes, entender o sentimento capturado, e qualquer outra peculiaridade intrínseca.


Daniel Cheong

Fotógrafo freelance de origem francesa e chinesa, mora em Dubai, é apaixonado por fotografia e tecnologia, as suas fotos mostram uma visão idealizada da realidade, e não a realidade em si. Utiliza a técnica Digital Blending em suas fotografias, que deixa suas produções com um aspecto hiper-realista. 

Suas fotografias possuem aspecto futurista e a presença do azul intenso no céu; o centro de interesse geralmente está nas estruturas arquitetônicas, a visão panorâmica da cidade, as pontas de arranha-céu que ultrapassam a neblina, os detalhes estruturais; sua afinidade pela arquitetura entrega imagens com linhas intrigantes. 

Fotografias baseadas nos trabalhos do fotógrafo:

Produção da equipe inspirada nas fotografias de Daniel Cheong: Perspectiva debaixo para cima - contraste de céu e estrutura
Produção da equipe inspirada nas fotografias de Daniel Cheong: Perspectiva debaixo para cima - contraste de céu e estrutura
Produção da equipe inspirada nas fotografias de Daniel Cheong: Linhas curvas e retas - contrastes
George Brassaï

Foi um fotógrafo, escultor e cineasta húngaro que ficou famoso no século XX, seu nome de batismo era Gyula Halász, mas adotou o pseudônimo de George Brassaï em homenagem à sua cidade natal, Brassó.

A fotografia urbana de Brassaï, mostra o sorriso dos desavisados, o passo apressado, o casal apaixonado, as olhadas indiscretas, o tempo chuvoso, a noite de lascívias, a
arquitetura parisiense e os momentos que parecem ser ensaiados e montados, mas que são puro registro de um momento cotidiano na vida de alguém. O acervo de fotografias em preto e branco, aguçam os instintos de criar uma história, ou simplesmente se presentear com o prazer de notar o cotidiano, não existe a finalidade do prazer estético, mas, a junção da fotografia e ficção.

Fotografias baseadas nos trabalhos do fotógrafo:
Produção da equipe inspirada nas fotografias de George Brassaï: O Homem e o vazio?
Produção da equipe inspirada nas fotografias de George Brassaï: Ela (ainda) entre livros
Produção da equipe inspirada nas fotografias de George Brassaï: Deixe a esquerda livre
Projeto acadêmico realizado por alunos da disciplina Fotografia do 4º semestre do curso de Design - UNIFACS.
Ensaio Fotográfico - Contrastes e Cotidiano
Published: