Catarina Dias's profile

Habitando la montaña...

  A proposta é pensada de maneira a integrar-se na paisagem e mostrar a relação entre a arquitetura e a natureza. O projeto situa-se na Praia da Aguda (Sintra, Portugal), onde a topografia é acentuada; o lugar do projeto é entre o mar e a montanha, onde o sol se põe sobre o oceano.
 
  O conceito surge na forma de um tetris e os espaços apresentam-se divididos em duas zonas: os espaços comuns (sala de estar, salas de grupo, biblioteca, sala de silêncio, galeria) e os espaços privados (estúdios/quartos). Os espaços comuns são escavados na paisagem e situam-se no topo da montanha. Os espaços privados são adicionados e integrados entre o declive da montanha.
 
  O percurso inicia-se no corredor principal de distribuição, que é um espaço com dimensões para promover a convivência entre os habitantes do hostel e desenvolve-se para o restante espaço de circulação que abraça as salas comuns. Estas salas comuns são os espaços de encontro entre os habitantes; são espaços integrados na montanha e apenas têm aberturas e entradas de luz para o céu. Por outro lado, os estúdios têm apenas vãos virados para o mar, o que suscita a inspiração. Situados nas cotas inferiores que têm acesso pelo corredor principal, os estúdios vão acompanhando a descida pela montanha; todos estão envolvidos pela natureza, entre o mar e a montanha.
 

Este projeto foi desenvolvido para o concurso INSPIRATION HOSTEL 2020. | opengap.net


Habitando la montaña...
Published:

Habitando la montaña...

Published: