Vitor Silverio's profile

A Morte em Mundos Possíveis

Esse projeto começou como uma proposta dentro de uma aula, que a partir de uma metodologia criada pela professora, criaríamos três possíveis mundo para um mesmo personagem, variando outros componentes, tais como objeto, animal, lugar e emoção. Porém, sem a necessidade de incluir todos elementos na ilustração, sendo apenas um ponto de partida para facilitar o processo criativo.

Seguindo método proposto, o personagem que seguiria seria o da personificação da morte e o suporte escolhido seria no estilo das cartas de Taro (8,5 x 13 cm).
A primeira combinação seria a da Morte, a máscara, o urutau, a lua e a felicidade. A partir disso fiz esboços com fotos para facilitar o processo de composição, chegando em três possíveis caminhos em que a composição era melhor pela quantidade de elementos.
Decidi continuar com o terceiro esboço, separando cada elemento em camadas para facilitar possíveis edições. Quanto ao tipo de renderização, preferi por algo entre o realista e o estilizado, muito por conta do espaço pequeno da carta, dando mais enfoque ao personagem (a Morte) e ao animal que a acompanha.

A segunda combinação seria com a Morte, o lampião, o Lobo-Guará, o rio e raiva. A maior dificuldade foi a de encaixar o elementos sem a perda da visibilidade e reconhecimento deles, muito por conta disso acabei por retirar o rio da ilustração.
Escolhi por continuar com o primeiro esboço, colocando um lobo-guará como um ser gigantesco e protetor, me baseando na obra da Princesa Mononoke e a morte ajoelhada guiando o caminho com o lampião. 

Para a terceira e última ilustração, que continha a Morte, o relógio, a coruja-buraqueira, o farol e o desejo, quis aproveitar a verticalidade do farol, dispondo os outros itens ao seu entorno.
Depois de escolher o terceiro esboço, por conter melhor os elementos e seus significado, fui aconselhado pelo meu grupo de estudos a mudar a perspectiva dele com uma câmera em contra plogée, destacando ainda mais os elementos sem a perda deles pelo tamanho relativo a carta. Assim, modelei um farol no Blender, dispondo outros elemento para ter uma noção de proporção da composição, ajustando a iluminação e câmera.
Ao fim, depois de ter terminado as três ilustrações, voltei em cada uma para fazer pequenas alterações, como melhorar aluminação e a de modificar a grade que envolve a carta, adicionando símbolos para cada uma delas.
A Morte em Mundos Possíveis
Published:

A Morte em Mundos Possíveis

Published:

Tools