Olá seres de luz! Eu sou o Guilherme, e quem me conhece no canal Tarot Nosso de Cada Dia (https://www.youtube.com/c/TarotNossodeCadaDia) sabe que eu sou profundamente apaixonado pelo Tarot. E muitas pessoas me perguntam se eu tenho vontade de ilustrar o meu próprio baralho de tarot. 

Este sempre foi o meu sonho! Já faz bons anos que eu venho tentando construir o meu próprio baralho de tarot com a aquarela, técnica que eu mais me conectei na minha jornada pelas artes manuais. Uma das dificuldades que eu encontrei foi em acertar as poses e a proporção humana nos desenhos.

No ano passado tive a ideia de fotografar alguns amigos para ter referências fotográficas das poses e personagens do tarot. Convidei alguns amigos para sessões de fotos no coletivo artístico onde eu morava, onde tínhamos um espaço maravilhoso que usávamos como estúdio fotográfico, e fotografei quase todos os arcanos maiores do Tarot. Neste trabalho em específico do arcano do Mago, deixo a minha gratidão para o modelo e fotógrafo Lucas (https://instagram.com/manoo_pez)
O resultado ficou muito mais interessante do que eu tinha imaginado! Ao ponto de eu começar a considerar a possibilidade de fazer um baralho fotográfico, em vez de um baralho ilustrado. Cheguei até a fazer algumas manipulações e edições no Photoshop. Mas notei que eu não me divertia nesse processo da manipulação, especialmente porque eu gosto muito de liberdade, e eu me via mais uma vez preso ao computador. 

Voltei então ao plano inicial, que era usar as fotos como referências para as ilustrações. Mas eu ainda estava preso às técnicas manuais que limitavam muito a fluidez do meu trabalho. Recebi muitas indicações para começar a trabalhar com desenho digital, mas eu não tinha uma mesa digitalizadora para desenhar em casa, e a perspectiva de ficar mais uma vez preso ao computador também me desanimava, até que eu decidi investir em um iPad para desenhar. Se você me acompanha aqui no Behance já deve ter visto os experimentos digitais que eu venho fazendo para praticar e aprender técnicas digitais com o aplicativo Procreate. Deve ter visto também o Arcano 3, A Imperatriz que eu desenhei no post anterior a este. 

Dias atrás começou a surgir a inspiração para o Arcano 1, O Mago. 


Inspiração:

Boa parte da inspiração veio de estudos de Teosofia, uma escola de filosofia esotérica e ocultista. A ideia central é que o Mago representa o nosso poder de co-criação. Ele nos diz que podemos materializar qualquer coisa em nossa vida: saúde, prosperidade, bens, objetos, trabalho... Assim como muitas vezes também já estamos exercendo este arquétipo sem termos consciência disso, materializando coisas que não queremos, como escassez, doenças e problemas. 

A ideia da ilustração é que nós possuímos vários corpos, conhecidos como corpos sutis. Temos o corpo físico (que já conhecemos), o corpo etérico, o corpo astral (emoções) e o corpo mental, entre outros. Na ilustração o corpo astral é a aura amarela, e o corpo mental é a aura verde ao redor do personagem. 

Acontece que alimentamos muitos pensamentos, que no ocultismo são entendidos como formas-pensamento. Eles possuem matéria mental. Possuem massa. O ser humano produz muitos pensamentos positivos, mas também produz muitos pensamentos negativos. Na ilustração as formas-pensamento são as formas verdes que "flutuam" ao redor da cabeça do Mago.

Quando passamos um longo período alimentando constantemente uma forma-pensamento, ela passa a ganhar muita massa. Chega um ponto onde a "gravidade" puxa essa forma-pensamento um plano abaixo, e ela passa a agregar matéria emocional. 
Em outras palavras, quando você pensa muito em uma coisa (seja ela boa ou ruim), com o tempo você também passa a desenvolver emoções (boas ou ruins) sobre esse pensamento. Na ilustração isso é mostrado com as formas que já possuem matéria amarela, ou seja, matéria astral. 

Quando passamos muito tempo alimentando uma forma com matéria mental e também matéria emocional, essa forma vai ganhando muita massa, e ela vai se aproximando no plano físico. Chega um momento em que essa forma passa a se materializar, que na ilustração são as formas que já possuem massa vermelha. 

Um exemplo de tudo isso: Se você está há cinco anos cultivando pensamentos de preocupação financeira e escassez, você passa a sentir emocionalmente essa escassez em sua vida. Chega um ponto em que essa escassez se reflete no campo físico. E o caminho inverso também é possível, mesmo que leve os mesmos cinco anos pra você reverter o quadro alimentando diariamente novas formas-pensamento e novas formas-sentimento de abundância e gratidão.

Para quem se interessar no assunto, venha uma matéria que escrevi sobre os corpos sutis, e as diferentes dimensões da Realidade no seguinte link:
https://encontroesoterico.com.br/dimensoes-da-realidade/

Te convido também a conhecer um canal no Youtube que me inspira muito sobre este assunto, o canal Temporariamente Humana.

Gratidão pelo seu prestígio! Avalie este projeto!
O Mago - Meu Tarot
Published: