Lana Luz's profile

Textos para blog SEO

O mármore está ganhando cada vez mais espaço na arquitetura por sua versatilidade e beleza. Essa pedra está presente nos projetos de inúmeros profissionais do ramo, mas poucos sabem a origem do mármore. Pois, entender a história de um objeto é também aprender a valorização de sua existência. Origem do Mármore: conheça a história do material mais importante das construções
Por isso, separamos algumas informações históricas interessantes para você começar a entender como essa pedra maravilhosa chegou até os seus projetos. 

Origem do mármore

Saber a formação do mármore ajuda a entender também o grau de raridade da pedra, assim como a sua importância. Por isso, queremos te contar sobre a origem do mármore. Essa maravilhosa pedra natural é o resultado de uma transformação química e física do calcário em exposição com a alta temperatura do solo.
De início era encontrada em regiões em que ocorreram grandes atividades vulcânicas, pois nesses ambientes era possível encontrar os principais ingredientes para a formação do mármore: altas temperaturas e pressão.  

O uso do mármore durante a história

Existem registros sobre o uso e a origem do mármore a mais ou menos 5 mil anos. Embora os dados não sejam tão precisos, a pedra natural começou a ser utilizada no Egito antigo na construção de pirâmides e túmulos de faraós. Porém, foram os romanos os grandes responsáveis por utilizarem o mármore nas construções privadas pregando assim o luxo e a riqueza de quem possuía o mármore.
Portanto, as construções que hoje são trabalhos de máquinas, antes eram construídas por escravos utilizando apenas algumas ferramentas rudimentares.  
Foi somente na idade média que a Itália, Espanha, França e Suíça deram o grande pontapé inicial para a história do mármore e do que virá a se tornar um grande comércio de pedras naturais.
Com o passar dos tempos, o uso do mármore em construções foi ganhando mais espaço e interpretações diferentes, pois se antes o mármore era utilizado como sinônimo de riqueza e grandeza, hoje a versatilidade de seu uso é mais popular. Contudo, o mármore ainda carrega em sua raiz o luxo, pois é capaz de transformar qualquer ambiente simples em sofisticado.
Hoje o seu uso está ligado à harmonia que trará ao ambiente, assim como a sua forte veia histórica, tornando assim a pedra mais pedida em grandes projetos.

Então, já sabe né? Se quiser um item com um grande peso histórico e requinte é só acrescentar o mármore ao seu projeto que é sucesso na certa.
Se você também é apaixonado por construções antigas e quer uma referência forte para essa missão, acesse o link e descubra os velhos encantos do Travertino Romano.


Nova York é uma cidade popular por ser grande referência para o resto do mundo, pois desde a sua arte cultural até a incrível arquitetura ajuda a espalhar todo o brilho em meio aos arranhas céus.
Capaz de inspirar outros países com os maiores projetos de arquitetura Nova York possui em sua essência uma cultura artística muito forte que influencia os demais padrões de sucesso do mundo. 
A maioria dos profissionais entendem que obter um acervo de grandes referências é a chave para um projeto impressionante, por isso separamos as melhores ideias para te ajudar a aplicá-los em seus projetos, tornando-se assim referência no mercado.

Por que NY é referência em arquitetura?

O grande sucesso dos estilos de arquitetura de Nova York são atribuídos à sua cultura imensamente diversa e criativa que a partir de músicas e filmes retratam a realidade de forma necessária e inspiradora.
É conhecida também através da integração de seu design com a arte cinematográfica, um grande exemplo disso é o edifício Empire State Building, com os seus 443 metros foi exibido nas telas do cinema em 1993 ao final do clássico “King Kong”. Por isso, a imagem retratada da arquitetura de Nova York passa a ser a de uma cidade mágica onde tudo é possível. 

Tendências direto de Nova York para o seu projeto

Para obter projetos originais é preciso estudar estilos de arquitetura, pois dessa forma é fácil adquirir o seu próprio critério criativo para que assim possa adicionar personalidade ao seu trabalho através de grandes referências.
Por isso, saiba que é possível aplicar ideias grandiosas até mesmo em pequenos projetos, em vista disso separamos tendências inspiradoras para te ajudar a alcançar o sucesso. 

01- Formas geométricas na decoração
Uma das maiores inspirações da arquitetura de Nova York é o Museu Solomon R. Guggenheim, que desde a sua criação em 1943 segue incrivelmente singular em meio às demais estruturas, pois o prédio assinado pelo arquiteto Frank Lloyd, possui curvas orgânicas que compõem perfeitamente as linhas retas das demais construções.
O prédio traz consigo o velho debate sobre a combinação de formas na arquitetura de Nova York que apesar de diferentes se misturam muito bem.
Uma opção excelente de harmonização em um ambiente é combinar peças de mármore retas que destacam as demais curvas para um cômodo incrivelmente elegante.

02- Mescla de dois pisos

Quem disse que misturar paisagens não é o ideal, certamente ainda não se deparou com uma perfeita integração de ambos os ambientes, pois basta uma visita ao High Line em Manhattan para se apaixonar por essa composição.
A antiga linha de trem que foi transformada em parque tem em seu revestimento rachaduras perfeitamente propositais que em meio a construção abraçam com naturalidade toda a natureza. 
Se você procura integrar dois elementos em um mesmo ambiente, então esse conceito pode ser aplicado ao seu projeto misturando dois tipos de pisos. 

03- Influência futurista 

Existem construções com o poder harmonizar toda a paisagem obsoleta com o moderno, por isso em meio aos edifícios antigos, o prédio da arquiteta Zaha Hadid intitulado com o seu endereço: 520 W 28th ST,  apresenta formas orgânicas que conectam perfeitamente a paisagem e os demais elementos à sua volta.
Então, para aplicar o estilo futurista em seus projetos, basta utilizar materiais que imitam o ferro para acertar nessa proposta.

04- Decoração triangular

As formas estão cada vez mais tomando conta do mundo da construção, pois até mesmo na arquitetura de Nova York os prédios conseguem ser dedicados a esse padrão visual.
O Hearst Tower que se localiza em Manhattan é um retrato disso, pois possui um estilo arquitetônico peculiar chamado “diagrid” um padrão famoso pelas suas grades diagonais, que podem ser aplicados e renovados para revestir paredes de mármore.

As grandes ideias vêm junto com enormes inspirações, por isso fique de olho nas melhores referências do mercado arquitetônico. 
Agora que você já conhece a sofisticação que compõe a arquitetura de Nova York, que tal conferir algumas inspirações para halls de entrada? Acesse o link e fique por dentro das melhores dicas do mundo da arquitetura e decoração. 


Paris é conhecida por ser o palco da moda, arte e principalmente da arquitetura, que através de sua beleza consegue demonstrar ao mundo uma maneira perfeitamente harmônica de misturar diversos estilos em construções únicas por toda a cidade. 
A arquitetura de Paris é cheia de vida, beleza e identidade  que notavelmente está impressa em construções que passam por várias épocas e movimentos.
O mundo da decoração até hoje é influenciado pelas grandes obras da arquitetura de Paris  que  encanta visitantes do mundo inteiro com todos os seus detalhes, pois somente é  possível perceber o clima romântico da cidade após parar em um clássico bistrô e realmente observar o design dos edifícios que contam uma história verdadeiramente conquistadora.  

Bastidores de uma capital influente
A arquitetura de Paris possui uma personalidade exclusiva que está impressa na cidade inteira em cada uma de suas construções. 
Conhecida também por sua arquitetura clássica, a cidade consegue envolver em uma única aura construções góticas, clássicas e modernas criando assim um clima especialmente único, por isso, a arquitetura de Paris é exclusivamente histórica, pois combina edifícios modernos com fachadas antigas que criam toda uma atmosfera de viagem no tempo.
Portanto, a sua fama se dá pela idealização de suas construções, obras e clima que inspira qualquer um em um piscar de olhos.

Ideias de arquitetura de Paris para os seus projetos
Basta andar pelas ruas de Paris para perceber que a sua personalidade apaixonante é transmitida através das linhas finas e alinhadas do estilo gótico das catedrais, por isso seus detalhes são magníficos e brilham mais do que as luzes da Torre Eiffel durante a noite.
A arquitetura de Paris continua sendo uma inspiração para artistas de todos os ramos, pois tem um clima tão amável que a maioria das pessoas desejam esse aconchego em suas casas, por isso é possível trazer um pouco dessa atmosfera para os seus projetos e mesclar os desejos do seu cliente com particularidades da cidade mais romântica do mundo. 

01- Torre Eiffel
A Torre Eiffel é considerada o símbolo oficial da cidade nos filmes, sendo a construção mais alta de Paris e o ponto turístico mais visitado da cidade, pois as suas estruturas compostas de treliças, com elementos retos trazem à arquitetura de Paris inspiração para inovar nas demais construções.
Porém, para aplicar alguns desses elementos nos seus projetos, basta adicionar ao ambiente formas geométricas e materiais de ferro que são compostos geralmente em cadeiras e mesas, sendo assim uma forma discreta e sofisticada de misturar ferro com a elegância do mármore no mesmo ambiente.

02- Catedral Notre Dame
A catedral Notre Dame é uma das construções góticas mais antigas da França, pois é composta por formas retas com estruturas alongadas e vitrais que iluminam todo o interior do ambiente de forma realmente espetacular. Essas particularidades da arquitetura de Paris podem ser aplicadas em seus projetos para deixar o ambiente mais claro, arejado e com um pequeno detalhe clássico. 

03- Museu do Louvre 
Uma das tendências mais quentes da arquitetura de Paris são as formas geométricas que são notáveis em toda a sua estrutura, por isso uma ótima maneira de adicionar esses elementos incríveis em seus projetos é harmonizar as formas retas com as redondas e triangulares, criando também uma atmosfera única no cômodo ao acrescentar o mármore como tampo de mesa.

04- Centre Pompidou
O Centro Pompidou é um dos pontos turísticos mais encantadores da arquitetura de Paris, pois trata-se de um complexo multicultural que une diferentes formas de arte e literatura em um único ambiente. 
Em volta desse espaço existem prédios tipicamente franceses com linhas retas que conversam em harmonia com o museu de arte, trazendo assim formas lineares com um conceito muito famoso na arquitetura clássica: o Boiserie nas paredes. Esse tipo de decoração adiciona ao ambiente uma atmosfera única sem precisar adicionar quadros, sendo assim uma ótima maneira de combinar formas geométricas e harmonizar o cômodo inteiro, acrescentando assim os elegantes veios dispersos do mármore nero marquina. 

05-Museu do Quai Branly
O museu do Quai Branly se destaca dentre as demais construções da arquitetura de Paris, pois sua fachada é composta por um enorme jardim vertical que ajuda a colorir e revitalizar o edifício inteiro. O museu é um grande acervo de antigas coleções de etnologia, ou seja o estudo e comparação entre as culturas das civilizações da África, Ásia, Oceania e América.
Além do pensamento analítico que o museu instiga, ele também inspira uma tendência crescente no mundo do design: o estilo “urban jungle” que consiste em adicionar um pouco da identidade da natureza para dentro de casa, introduzindo assim um pouco do externo no interno. O mármore carrara pode ser adicionado a essa composição para deixar o ambiente mais sofisticado. 

A inspiração que grandes obras arquitetônicas trazem é uma verdadeira preciosidade para o mercado, por isso essas referências podem te ajudar a ter sucesso em seus projetos.
Agora que você já sabe a influência da arquitetura de Paris, que tal conferir também as peculiaridades sobre o mármore piguês? Acesse o link e conheça um pouco mais sobre o mármore branco mais querido nas decorações. 
O Brasil é um país carregado de costumes em diversas vertentes de sua identidade, como as artes, música, arquitetura brasileira e decoração, pois desde o princípio o país contou com uma grande miscigenação que influenciou diretamente na nossa identidade e costume. Entretanto, cada região possui traços diversos e exclusivos de construções que auxiliam na criação de uma identidade diversa, alegre e inconfundível.
A arquitetura brasileira consegue ir além da combinação entre diversos estilos de construções, pois carregam consigo histórias de uma personalidade que é infinitamente eufórica e festeira.
Então, se você acredita que o Brasil se retroalimenta somente de samba e carnaval prepare-se para conhecer um lado singularmente original do país. 

O que foi os anos dourados da arquitetura brasileira?

Em um contexto de reinvenção do país em decorrência dos traumas da Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava em uma fase de inovação, onde um espaço antes ocupado pelo rádio era preenchido pela recém chegada TV, ajudando assim no aumento de consumo entre os anos 50 e 60.
A arquitetura brasileira foi percebida a partir de obras construídas nessa época com grande influência americana, como as construções do Artacho Jurado, um arquiteto autodidata que construiu grandes obras nas cidades de São Paulo e Santos, unindo em seus projetos o uso de cores vívidas que ajudaram a cravar uma certa identidade no país, pois a partir da  mistura de suas referências conseguia entregar obras modernas e originais.
Porém, você deve estar se perguntando: o que influenciou na desvalorização da arquitetura brasileira? Isso vem de um movimento chamado “American way of life” lançado pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial como um modelo de sucesso a ser seguido, por isso o mundo todo tende a ter essa predominância e admiração maior pelos Estados Unidos, que jamais irá deixar de ser um país encantador, porém é preciso valorizarmos também as particularidades que compõem cada região brasileira.
No século XX o entendimento sobre o mundo da arquitetura brasileira não permanecia ao alcance de todos, mas mesmo assim conseguiu influenciar algumas das principais manifestações artísticas e culturais do período.

Principais características da arquitetura brasileira
Desde o início o Brasil recebeu influências de diferentes povos, por isso, a arquitetura brasileira é repleta de variedade nas fachadas de edifícios e na decoração.
Passando pelos anos dourados e o período colonial, a arquitetura brasileira ganhou diversas características, como janelas arredondadas, cores mais quentes e estruturas cheias de detalhes.
Por isso, a arquitetura brasileira se destaca em meio às demais, pois possui uma sinergia de materiais e estilos que acabaram se transformando em nossa marca registrada, afinal quem nunca teve uma casa com um piso de tacos?
Então, prepare-se para descobrir como aplicar essas tendências em seus trabalhos.  

Inspirações sobre como aplicar no seu projeto
Transmitir identidade na obra é o que caracteriza um projeto mais vívido, por isso ao criar ambientes tenha em mente a importância de preservar a raiz do espaço que será modificado, pois esse é o diferencial que o seu escritório de arquitetura precisa para garantir o sucesso.
Então, anota aí as melhores ideias da arquitetura brasileira para aplicar em seus projetos.

01- Permanência da natureza
Uma das características muito fortes da arquitetura brasileira é a mistura entre o exterior com o interior, adicionando plantas para uma decoração mais vívida. O uso do mármore Nero Marquina para compor um cenário mais elegante é o toque final de uma decoração planejada e sofisticada.

02- Misturas de culturas
Existe uma herança da arquitetura colonial que auxilia na amplitude de corredores estreitos, como é o caso de aberturas arredondadas.
Uma outra característica marcante é o piso de taco com uma tonalidade quente que deixa o ambiente aconchegante, assim como uma mesa com tampo de mármore para acrescentar nobreza ao ambiente.

03- Arquitetura clássica
Detalhes bem trabalhados e molduras douradas é a marca registrada da arquitetura clássica brasileira, que promete a qualquer ambiente um toque a mais de graciosidade.

04- Arquitetura contemporânea
A utilização das formas geométricas é um marco da decoração contemporânea brasileira, pois consegue com perfeição harmonizar todo o ambiente com os demais itens em mármore.

05- Toques do movimento Barroco
No mundo da decoração escolher um estilo para compor um cômodo é importante para que haja harmonia entre todas as peças. Na arquitetura brasileira o toque do famoso movimento Barroco é o que pode fazer a diferença em uma decoração mais clássica, pois os detalhes da cortina, lustre e até mesmo do piso em mármore carrara acrescentam ao local uma elegância serena.

Agora que você já conhece um pouco sobre a arquitetura brasileira, que tal conferir também mais informações sobre os mármores nacionais? Acesse o link e descubra como aplicá-los em seus projetos e assim valorizar a diversidade da cultura brasileira. 
Conteúdo criado para o blog da empresa Nanoprice. 
Texto elaborado com técnicas de Inbound Marketing.
 
Head de marketing: Gustavo Luseti
Escrito por: Lana Luz 
Textos para blog SEO
Published:

Textos para blog SEO

Conteúdo criado para o blog da empresa Nanoprice. Texto de topo de funil elaborado com técnicas de Inbound Marketing. - Colaboração: Gustavo Lu Read More

Published: