Frederico Arruda's profile

Baco Doente, Baco Doente LP (Pug Records, 2019)

Capa do LP Baco Doente (Pug Records, 2019) feita por Walner Del´Duca usando a técnica de acríclico sobre canvas.

"A BACO DOENTE nasceu do encontro de Walner Del’Duca e Frederico Arruda, que tocam guitarra e revezam nos vocais. A próxima etapa foi convencer Victor Fonseca, o baterista mais disputado de Juiz de Fora, a participar do projeto. Com três guitarras na formação, o primeiro show rolou em março de 2019 – quinze minutos caóticos que renderam comparações com DIIV, Nirvana e Stooges. Em maio, começaram as gravações do que seria o EP de estreia e acabou virando disco. Encerrando o rodízio de baixistas, o produtor André Medeiros, referência na cena local por ter encabeçado um furacão noise pop chamado Top Surprise, tocou durante as sessões que rolaram em seu quarto, sendo substituído por Stéphanie Fernandes a partir do segundo show.
A sonoridade da Baco Doente é mais sombria e dissonante em relação à Top Surprise – que talvez tenha sido o único representante brasileiro da onda shitgaze. As letras falam sobre imortalidade da alma, paranoias urbanas, bad vibes, ocultismo e, justificando o nome inspirado na mitologia grega, hedonismo e excessos. Eles citam a influência de Melvins, Sonic Youth, Swans e desdobramentos do Birthday Party, tendendo mais para a carreira solo do guitarrista Rowland S. Howard do que para os projetos do Nick Cave. Já as semelhanças com Mclusky e o subestimado Ultrasom, do Adriano Cintra, são meras coincidências que passariam batidas por todos os blogs caso o database não tivesse tocado no assunto.
O disco Baco Doente é basicamente composto por duas guitarras numa afinação supostamente inventada pela banda, muitos pedais, alternância entre vocais soturnos e gritos dementes, microfonias apitando por todos os lados, baixo e bateria consistentes para dar sustentação ao caos. Diversificando o que poderia ser preguiçosamente rotulado como grunge, aparecem viagens de saxofone, a balada Pain com ares de Tom Waits e Flaming Lips, a declamação de um poema e o encerramento Angels, cuja bateria eletrônica barata pode enganar os fãs Blank Dogs e Drab Majesty."

Trecho do release do disco feito pelo blog DATABASE.FM (escrito por Eduardo Bento). 
Frederico Arruda no 1º show na Necessaire, Juiz de Fora (março de 2019).
Fotografia: Filipe Furtado.
Frederico Arruda e a alguns integrantes da banda, na sua formação antiga, que incluia três guitarras. 1º Show, Necessaire, Juiz de Fora (março de 2019). 
Banda na sua formação atual pós apresentação no clube Necessaire, Juiz de Fora, outubro de 2019. Da esquerda para a direita: Victor Fonseca (bateria), Frederico Arruda (composição, voz e guitarra), Walner Del'Duca (composição, voz e guitarra) e Stephanie Fernandes (voz e baixo). 
Fotografia instantânea da Júlia Gaione. 
Stephanie Fernandes, Walner Del´Duca e Frederico Arruda tocando Sick Baco (faixa 1 do disco de estreia). Clube Necessaire, outubro de 2019 (Juiz de Fora, MG). 
Fotografia do Filipe Furtado. 
Walner Del'Duca e Frederico Arruda. Fotografia: Fernando Fazio.
Polaróide da Julia Gaione que representa bem o som da banda. 
Trecho de Denim on Denim, faixa do disco Baco Doente, lançado em 2019 pela Pug Records (Juiz de Fora, MG).
Walner e Frederico em 2018. Primeiro ensaio da Baco Doente.
Fotografia analógica da Júlia Gaione.  
Os quatro integrantes da formação atual. Fotografia do Filipe Furtado. 
Fanzine da PAPELOTE sobre a Baco Doente. 
Biografia da Baco doente pelo site DATABASE.FM

Resenha no blog americano American Pancake. Dando destaque à música "Denim on Denim".
O blog americano Come Here Floyd fez uma resenha sobre "Sick Baco" que saiu como single, anunciando a estreia do disco. 
"They paint your bedroom walls pink and tells you it’s still white. You nod in compliance." - Come Here Floyd
Um pequeno registro da nossa primeira passagem pelo Rio de Janeiro. Dezembro de 2019 no Festival Cookie Brilha. 
Baco Doente, Baco Doente LP (Pug Records, 2019)
Published:

Owner

Baco Doente, Baco Doente LP (Pug Records, 2019)

Published:

Creative Fields