Ilumina

Instalação multimédia realizada em Cycling Max 74 e Processing. Interface multimodal desenvolvida com computação física e visão por computador.

Ilumina é uma instalação multimédia interativa que convida o público a criar novas relações de interação através da luz e do som. O projeto foi desenvolvido em Cycling Max e Processing e funciona através de sensores e leds controlados pelo Arduíno e da visão por computador da Kinect.

O conceito do projeto é explorar as possibilidades da luz e do som no espaço, enquanto um modo de sinestesia. Tal como a arte em si, a luz depende da presença e da participação do público para sobreviver. Tal como o mundo moderno, este artefacto é marcado por incertezas, fragmentações e justaposição de símbolos . A obra em si assume um permanente estado de descontinuidade e absistência social e a arte vive enquanto tiver alguém para a fazer viver.

Para este projeto, eu trabalhei no design de interfaces e na computação física e o Nuno Martins desenvolveu a parte do som generativo, visão por computador e montagem de instalação.
Fotos da Instalação:
Planificação da Instalação:
Licenciatura em Multimédia | Laboratório 3
Coordenador de Projeto: Tiago Dionísio
Escola Superior de Media Artes e Design, Politécnico do Porto, 2019
Ilumina
Published:

Ilumina

Published: