Camile Brito's profile

Prevenção ao Suícidio

Estamos no mês de prevenção ao suicídio e precisamos falar sobre ele.

“De boas intenções, o inferno tá cheio!”. Quem nunca ouviu essa frase?
Provavelmente você já ouviu alguém dizer ou até mesmo você já disse a famosa e bela frase: “Você tem depressão? Meu perfil está aberto para você” - Tudo bem, pode dizer, todos nós em algum momento fizemos isso – Afinal, é uma forma tão inocente e bonita não é mesmo? Que mal teria?
TODOS!

Por mais que queiramos ajudar o outro que está passando por um sofrimento tão grande ao ponto de querer tirar sua vida, não cabe a nós acharmos que vamos tirá-lo dessa situação sozinhas, ainda mais com uma conversa informal pelas redes sociais ou até mesmo pessoalmente.

Mas então, como podemos ajudar?
Escute! Acolha, converse, o convide para sair, fazer algo novo. Se a pessoa abrir espaço, sugira que vá a grupos de apoio aonde ela se sinta segura para compartilhar, forneça o número 188 (CVV)...
E o mais importante, sugira uma consulta com um profissional qualificado, de confiança, que poderá cuidar do sofrimento emocional com atenção e profissionalismo.
Alguém que chega ao ponto de acreditar que a morte é a única alternativa para seu sofrimento precisa de acolhimento de pessoas próximas, sim, acolhimento e apoio. Porém, cuidados profissionais são apenas feitos por profissionais! Não pelos amigos, livros de autoajuda, coachs, líderes religiosos... que até podem fornecer um alento pra pessoa que está deprimida, mas não são cuidados profissionais e qualificados!

Respeite, acolha, mas lembre-se sempre: você não dirige um carro sem saber dirigir. Muitas vezes não somos aptos a lidar nem com os nossos próprios monstros, quem dirá com os monstros alheios?
Toda vida é válida! Vamos nos cuidar, saúde mental importa.

Até a próxima!

Cocriação: Beatriz Porto

Prevenção ao Suícidio
Published:

Prevenção ao Suícidio

Published:

Creative Fields