Letícia Sant'Ana's profile

Assessoria de Comunicação Ufal | Jornalismo

Lidom promove 1° Mutirão de Diagnóstico Oral
Ação vai acontecer no dia 12 de maio na Clínica de Odontologia da Ufal

04/05/2017 11h02 - Atualizado em 05/05/2017 às 12h58

A Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (Lidom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza o 1° Mutirão de Diagnóstico Oral, no dia 12 de maio. Serão realizados exames intra e extra-orais, importantes no diagnóstico precoce de lesões malignas e benignas. Na oportunidade, os professores e alunos de Odontologia da Ufal vão orientar sobre a importância do autoexame e apresentar métodos de prevenção do câncer bucal. 

Os exames são simples e rápidos, mas de grande importância na prevenção e no diagnóstico precoce. Os atendimentos serão feitos na Faculdade de Odontologia (Foufal), às 13h30. Bolhas, feridas e caroços aparecendo com frequência na boca podem representar um problema na saúde. 

Os pacientes que apresentarem lesões passarão por exames complementares, como biópsias e citologias esfoliativas, para que sejam diagnosticados e tratados por professores e alunos da Foufal. 

Os interessados em participar do Mutirão devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS para realizar os exames. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (82) 99608-6213 e (82) 99604-0340.
Consuni terá primeira sessão ordinária de maio
Reunião será na próxima segunda-feira, na Sala dos Conselhos Superiores

05/05/2017 09h20 - Atualizado em 08/05/2017 às 07h19

A sessão ordinária do mês de maio do Conselho Universitário (Consuni) será realizada na próxima segunda-feira (8), às 14h na Sala dos Conselhos Superiores Prof. Eduardo Almeida da Silva, no Campus A.C. Simões. Na pauta de discussão estão a análise e deliberação de processos de revalidação de títulos estrangeiros de mestrado e doutorado, que foram aprovados previamente pela Câmara Acadêmica; e a proposta de cessão onerosa de área à Prefeitura Municipal de Maceió para a construção de um hospital público.  

A pauta também contempla uma proposta elaborada pela Pró-reitoria de Graduação que se refere à regularização de desligamento de estudantes.  A ordem do dia ainda vai apreciar a Minuta de Acordo de Cooperação Técnica a ser celebrado entre a Ufal e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) com o objetivo de empreendimento de ações comuns no âmbito técnico, acadêmico, científico e cultural.
A proposta de moção contra a Reforma da Previdência Social também está definida como ponto de debate na próxima reunião do Consuni.
Novos servidores tomam posse na Ufal
Docente e técnicos foram recebidos pela reitora Valéria Correia

09/05/2017 13h02 - Atualizado em 11/05/2017 às 16h07

Na manhã desta terça-feira (9), cinco novos servidores tomaram posse na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os profissionais foram recebidos pela reitora Valéria Correia e pelo diretor do Departamento de Pessoal (DAP), Frederich Ebrahim no gabinete da Reitoria.

Correia deu início à cerimônia desejando boas-vindas aos novos servidores e reforçando o compromisso dos profissionais com o serviço público. “Após a assinatura do termo de posse, vocês passam a fazer parte da comunidade acadêmica. Desse modo, é importante que cada um se comprometa em defender a universidade pública, um ganho conquistado pelo país”, frisou Valéria.  

A servidora Edineide dos Santos, que se formou pela Ufal em Letras, foi empossada para o cargo de professora da Faculdade de Letras (Fale), no Campus A.C. Simões. “Fiz minha graduação aqui e meus professores me estimularam a fazer mestrado e doutorado fora [do país]com o objetivo de voltar à Universidade e poder contribuir nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, lembrou Edineide.

Vinda de Campina Grande (PB), a médica veterinária Luedja Carla Vidal vai assumir a função no Campus Arapiraca e disse estar realizada. “É uma satisfação imensa ingressar no serviço público porque desejo isso desde a residência. Minha vocação é servir ao público e, nós, técnicos, assim como os professores, também podemos contribuir como formadores”, afirmou a nova servidora.  

Além delas, os técnicos Francisco Aureliano, Jorge André e Fátima Maria Lyra atuarão no Campus A.C. Simões, em Maceió.  
Ufal oferta vagas para programas de monitoria e tutoria
Período de inscrição será definido por cada unidade acadêmica

10/05/2017 14h47 - Atualizado em 11/05/2017 às 10h36

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) convoca os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para seleção dos programas de monitoria e tutoria. São 255 vagas distribuídas no Campus A.C. Simões, em Maceió, cinco na Unidade de Ensino de Viçosa (Campus Arapiraca) e 12 vagas em Santana do Ipanema (Campus do Sertão).

O discente interessado em se inscrever deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da instituição; ter sido aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor; ser aprovado no processo seletivo para a monitoria e dispor de 12 horas semanais para as atividades.

Cada unidade vai publicar, até o dia 22 de maio, o período de inscrição e de realização das provas, a serem definidas entre os dias 5 e 21 de julho.
A inscrição deve ser realizada mediante requerimento do interessado, dirigido ao diretor da unidade acadêmica/ensino ou campus, no período definido nas normas complementares.

Programa

A monitoria é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e estudantes na condição de orientadores e monitores, respectivamente.
Já a tutoria é uma ação destinada a auxiliar graduandos matriculados nos 1º e 2º períodos, com dificuldades em conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias de seus cursos e também àqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer do curso de graduação.

Ambos os programas visam diminuir a evasão e a retenção, e consequentemente melhorar os indicadores de sucesso da Universidade.
As informações sobre inscrição, seleção e pré-requisitos para participação nos programas de monitoria e tutoria podem ser acessadas aqui.
Carta de Serviços ao Cidadão passa por atualização
Documento conta com 18 novos serviços prestados pela Ufal

18/05/2017 16h46 - Atualizado em 30/05/2017 às 13h56

Lançada em maio do ano passado, a Carta de Serviços ao Cidadão passa por sua primeira atualização neste mês para melhor atender a comunidade alagoana. Destinada à informar o cidadão sobre os serviços prestados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Carta é um instrumento de transparência, permitindo que a sociedade se aproxime mais da gestão pública, visando garantir a melhoria da qualidade.

Nesta atualização, foram adicionados 18 serviços prestados por órgãos da Ufal, são eles:

Assessoria de Comunicação (Ascom)
Comissão Permanente do Vestibular (Copeve)
Gabinete da Reitoria
Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep); antigo serviço de Junta Médica
Ouvidoria

Aos órgãos da Universidade já inseridos na Carta, foi solicitado pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) que atualizassem as informações, caso fosse necessário.
A coordenadora do projeto, Renata Gomes, falou sobre a importância do cidadão responder a pesquisa de satisfação ao fazer buscas no documento. “A pesquisa procura saber se as pessoas conhecem a Carta e se as atividades que elas procuram estão no documento. É a forma que temos para avaliar os serviços prestados pela Universidade”, afirma. Anualmente, a Proginst encaminha um relatório de gestão ao Tribunal de Contas da União (TCU), que questiona a avaliação feita pelo cidadão e analisa os serviços prestados pela Ufal.  

Novidade

A Carta de Serviços ao Cidadão sairá do formato PDF para o formato eletrônico, se tornando totalmente digital. O novo modelo está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em parceria com a Proginst e vai se assemelhar ao Guia de Serviços do Governo do Estado. O lançamento será em julho e vai facilitar as buscas pelos serviços oferecidos pela Universidade.
Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas será realizado em agosto
Oitava edição do Epeal comemora os 15 anos do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal

07/06/2017 10h17 - Atualizado em 07/06/2017 às 15h32

O 8º Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal) será realizado em Maceió, de 15 a 18 de agosto, em comemoração aos 15 anos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A 8ª do Epeal discute a temática A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso.

O Encontro constitui um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas educativas. Suas várias edições têm proporcionado um local de debate entre investigadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.

O evento pretende reunir aproximadamente mil pessoas, entre mestrandos, doutorandos, graduandos e pesquisadores que queiram apresentar trabalhos nas modalidades de Comunicação Oral e Pôsteres Acadêmicos, bem como a realização de mesas-redondas, palestras e minicursos, com a participação dos professores do PPGE e de outros programas em educação das diversas regiões do país.

A submissão de trabalhos para o 8º Epeal será até 23 de junho e a lista com os aprovados será divulgada no dia 25 de julho. Os textos completos dos trabalhos que serão apresentados estarão disponíveis em CD, legalmente aprovados pela Comissão Científica, e posteriormente publicados online (ISSN 1981-3031).

O PPGE da Ufal conta com a parceria da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Para mais informações sobre a programação e inscrições, acessar o site: http://epealufal.com.br/
Editais abertos para mestrado e doutorado, confira
1° seleção de doutorado em Serviço Social e mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia recebem inscrições até dia 16 de junho

30/05/2017 14h39 - Atualizado em 30/05/2017 às 16h09

A proposta para a primeira seleção do curso de doutorado em Serviço Social foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o edital já está disponível aqui. O programa terá concentração na área de Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais, tendo como linhas de pesquisa Questão social, direitos sociais e serviço social, Trabalho, política e sociedade e Direitos, movimentos sociais, relações de exploração agrária, urbana e de opressão. O curso terá duração de 4 anos, com início no semestre 2017.2.


A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), Norma Alcântara, enfatiza a importância da realização do curso, por ter sido a única proposta de doutorado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovada em 2016. “Pelos contatos que temos recebido, teremos bastante candidatos, inclusive de fora do país, interessados em cursar conosco o doutorado. Certamente isto não é à toa, mas deve-se ao compromisso com a pós-graduação lato e stricto sensu por parte do corpo docente da 
Faculdade de Serviço Social”, declarou.

De acordo com o edital, o curso tem como objetivo qualificar o quadro docente como pesquisadores em Serviço Social e áreas afins, para análise dos fundamentos do Serviço Social, do trabalho, das políticas sociais, dos direitos sociais e dos movimentos sociais na sociedade contemporânea.

Sobre a relevância do curso para a Ufal, a coordenadora afirma que “Este doutorado tem significativa importância para o PPGSS por duas razões em especial. A primeira, por possibilitar que pessoas de Alagoas e de estados vizinhos, tenham a chance de cursar doutorado na nossa área. E a segunda, pela coincidência da seleção e início do curso está acontecendo no ano em que se comemora 60 anos do Serviço Social em Alagoas”. E complementa: “O doutorado em Serviço Social será decisivo para a consolidação cada vez maior do PPGSS que está no seu décimo terceiro ano de existência”.

Seleção:

As inscrições podem ser realizadas até 16 de junho de 9h ás 12h, mediante a apresentação dos documentos descritos no edital, na secretaria do Programa. Serão ofertadas um total de 15 vagas. Os resultados da homologação das inscrições estarão disponíveis no dia 22 de junho. Após a realização das outras etapas, o resultado final do processo seletivo estará disponível a partir do dia 28 de julho, e as aulas iniciarão dia 7 de agosto.

Mais informações e os resultados das etapas devem ser conferidas por esse link.
Química e Biotecnologia

Também estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia. O início das aulas está previsto para o dia 27 de agosto de 2017. O Programa de Pós-Graduação abrange as áreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioquímica e Biotecnologia, e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora em Áreas Estratégicas de Química e Biotecnologia.

Para o Mestrado estão sendo oferecidas 9 vagas. Podem se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de nível superior emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Os documentos devem ser enviados até o dia 16 de junho e a lista está disponível no edital.

Para a seleção de Doutorado são ofertadas 3 vagas. Podem se inscrever para o nível de Doutorado candidatos com título de Mestre em Química ou Biotecnologia ou de áreas afins, a critério do Colegiado. Os candidatos deverão ser portadores de diploma de mestre emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. A descrição dos documentos necessários está disponível no edital. A entrega deve ser feita até o dia 16 de junho.

Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Programa de Pós-Graduação, através do telefone (82) 3214-1144, para garantia de acessibilidade.
Sorriso de Plantão comemora 15 anos de atuação
Projeto de extensão da Ufal desenvolve trabalho voluntário com crianças nos hospitais

18/05/2017 17h11 - Atualizado em 19/05/2017 às 13h21

O projeto de extensão Sorriso de Plantão, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), comemorou 15 anos de atuação este ano. O aniversário do projeto foi celebrado na 4ª edição do Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia (Cailu), realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio. O evento, organizado pelo Sorriso de Plantão, aconteceu no Centro Universitário Tiradentes (Unit).

No primeiro dia de atividades, o coral da Uncisal fez a abertura do Congresso, seguido do grupo Clows de Quinta, que realizou intervenções artísticas.  A programação foi extensa e contou com mesa redonda sobre a ludoterapia na vida dos pacientes e como a atuação do Sorriso de Plantão tem ajudado com seu trabalho.

Foram realizadas ainda quatro oficinas, sendo elas: contação de histórias por Coletivo Volante (Ufal), corpo e performance com a professora Eliana Oliveira (Ufal), brincando de ser palhaço no hospital com a terapeuta ocupacional Gleicy Gabriela e Mônica Souza, graduanda em Fonoaudiologia (Uncisal) e apresentação sobre percepção e sentido com a professora Clarissa Contrim (Uncisal).

No último dia de atividades, o público pôde participar das oficinas criando e brincando a partir de materiais de baixo custo com Amanda Generino; navegando no mundo das leituras com Bruna Wanderley, mestranda em Letras (Ufal) e Magno Almeida, professor de Língua Portuguesa e escritor; e brincadeiras de acordo com faixas etárias com a professora Maria Helena Rosa.

A 4ª edição do evento encerrou com a entrega dos certificados de excelência acadêmica concedidos por Maria Rosa, coordenadora do Sorriso de Plantão. Entre os trabalhos certificados estavam: A implantação da brinquedoteca como instrumento para garantia dos direitos das crianças hospitalizadas; Design e Saúde: projetando um carrinho de leitura para unidades hospitalares; A arte do clown e o processo de humanização da saúde; e A importância do lúdico no cuidado à criança hospitalizada: uma revisão bibliográfica.

Projeto de extensão

O Sorriso de Plantão é um trabalho solidário que busca amenizar a dor de crianças e acompanhantes nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ufal), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/HDT), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol e Hospital Daisy Brêda. O trabalho é voluntário e não aceita dinheiro como doação, somente materiais para o uso nos plantões. Atualmente o grupo possui cerca de 80 membros.

Além desse papel solidário, as visitas possuem um papel terapêutico. A tristeza é encarada como uma doença que dificulta, ainda mais, a recuperação. Dessa forma, ao levar alegria ao local, o grupo contribui para o bem estar do ambiente e, consequentemente, na saúde dos pacientes.

A 4ª edição do Cailu destacou a importância da ludoterapia como processo terapêutico 
em tratamentos diversos dispondo de variadas alternativas e pontos de vistas de diversas áreas.
Prorrogadas as inscrições do Internacional Colloquium on Colours and Numbers
Interessados podem submeter trabalhos até o dia 30 de maio

24/05/2017 10h50

Estão prorrogadas as inscrições de propostas de comunicação para o 3º Internacional Colloquium on Colours and Numbers: Ways of Enaction. Interessados podem submeter trabalhos até o dia 30 de maio, sobre os tópicos Enativismo vs. Representacionalismo, Enativismo e Pragmatismo, Enativismo e Linguagem, Abordagens enativas à intencionalidade, memória e cognição, Abordagens enativas às ciências formais como a Lógica e a Matemática e Cognição e Inteligência Artificial sem Representação.

O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O encontro conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Interessados em apresentar trabalhos na conferência devem enviar resumos contendo entre 700 e 1000 palavras descrevendo seu trabalho em alguns dos tópicos citados. Os resumos devem ser escritos em Inglês e enviados para o seguinte endereço eletrônico: waysenaction@gmail.com. Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados em sessões de 30 minutos.

Um volume contendo versões completas dos trabalhos apresentados está sendo planejado para ser lançado após a conferência. Os autores de resumos selecionados serão posteriormente convidados a enviar versões completas de seus artigos para publicação.

Esta edição marcará o lançamento do livro Evolving Enactivism, de Daniel Hutto e Erik Myin, com a presença dos autores.

Mais informações sobre a programação por meio do link http://www.lia.ufc.br/~logia/ways/
Estudantes de Geografia realizam trabalho de campo no Semiárido
Iniciativa busca estreitar o saber acadêmico do saber popular

25/05/2017 15h40 - Atualizado em 02/06/2017 às 17h32

Estudantes do curso de Geografia do Campus Sertão realizaram um trabalho de campo nos dias 20 e 21 de maio no Semiárido Alagoano. A iniciativa, coordenada por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), busca estreitar o saber acadêmico do saber popular.

A visita teve início no último sábado, com a ida dos alunos ao assentamento Maria Bonita, em Delmiro Gouveia, e ao Banco Comunitário de Sementes, em Piranhas. Durante a tarde, foi realizada uma visita à Associação de Produtores de Abacaxi, em Arapiraca. No dia seguinte, o trabalho de campo foi desenvolvido na Comunidade Quilombola do Muquém e no Centro Histórico, ambos em União dos Palmares.

A atividade faz parte do trabalho de campo das disciplinas Organização Espacial do Semiárido de Alagoas, ministrada pelo professor Lucas Gama Lima, e Geografia Regional, Organização e Gestão do Território, ministrada pelo professor  Paul Clívilan Santos Firmino. “O objetivo foi realizar uma leitura espacial da Mesorregiões de Alagoas (Sertão, Agreste e Zona da Mata Alagoana), a partir do uso dos territórios pelos seus diferentes sujeitos, identificando as contradições e os conflitos no tempo pretérito e na contemporaneidade”, afirma Lucas Gama.

O trabalho de campo contou com a participação de 43 estudantes do 7º e 8º períodos do Curso de Geografia do Campus Sertão. “Alguns relataram terem ingressado pela primeira vez em um assentamento de Reforma Agrária, desconstruindo seus preconceitos”, finaliza Gama.
Ciseco renova parceria com Ufal para realização do 8º Pentálogo
Professores, especialistas e estudantes já podem submeter trabalhos

29/05/2017 16h42 - Atualizado em 30/05/2017 às 09h11

Representantes do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco) firmaram parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em reunião realizada na última quarta-feira (24), no gabinete da reitoria. Na ocasião, a reitora Valéria Correia renovou a colaboração da instituição para a realização do 8º Pentálogo do Ciseco. “A proposta é bastante interessante. A Universidade reconhece a importância e o Curso de Comunicação precisa estimular a produção científica”, afirmou Correia.

A oitava edição do evento será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro, em Japaratinga, Alagoas. Para além Pentálogo, o presidente da Ciseco, professor Antônio Fausto Neto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), reforçou o objetivo do Centro em oferecer o programa de pós-graduação para o Curso de Comunicação Social da Ufal. “Oferecemos o apoio não só das nossas universidades, mas do Ciseco, de ativar a possibilidade do mestrado em Comunicação”, afirmou Neto.

Além do presidente, estiveram na reunião os diretores do Ciseco, Paulo César Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Antônio Herbelê, pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Brasília; e as professoras do Curso de Relações Públicas,  Sandra Nunes e Manuella Callou.  
Pentálogo

O evento promovido pelo Ciseco discute o tema a circulação discursiva: entre produção e reconhecimento. Como parte da programação, o Centro realizará o 6º Colóquio Semiótica das Mídias, no dia 27 de setembro. O evento visa proporcionar o relato de trabalhos que contenham resultados de pesquisas, finalizadas ou em andamento, afins ao tema do 8º Pentálogo, bem como outras reflexões que envolvam questões e ângulos de estudos do âmbito da semiótica e da comunicação.

Professores, pesquisadores, especialistas e estudantes de graduação e pós-graduação podem enviar trabalhos até o dia 18 de junho para o e-mail: pentalogo8@gmail.com. O resumo deve ter entre 100 e 250 palavras, sendo precedido de título, nome do autor e da instituição e sucedido de 3 a 5 palavras-chave. Cada trabalho poderá ser assinado por até três autores e cada autor poderá enviar até dois trabalhos. O Ciseco divulgará a relação dos textos selecionados no site até o dia 2 de julho.

O Colóquio será realizado em dois turnos (nas dependências da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva e da Escola Estadual Dom Eliseo, que ficam próximas ao Hotel Albacora), através da atividade de grupos de discussão a serem organizados de acordo com as temáticas dos trabalhos inscritos.

Outra iniciativa é a realização de oficinas junto a estudantes das escolas de Japaratinga, com o intuito de aproximar o Ciseco da comunidade. Estão envolvidas na organização do evento a Ufal, a Edufal e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Para mais informações sobre o Ciseco e o 8º Pentálogo, acessar o site oficial.
Calourada lota auditório da Reitoria no início do semestre letivo
Recepção dos novos estudantes conta com uma programação extensa

22/01/2018 16h01 - Atualizado em 24/01/2018 às 10h23

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe nesta segunda-feira (22) os novos estudantes do segundo semestre letivo de 2017. O primeiro dia da Calourada Universitária lotou o auditório da Reitoria e contou com uma programação diversificada. 

As atividades culturais abriram a semana de recepção dos calouros, com apresentação de dança cigana e da banda Juntos Somos Nós, da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada no bairro do Feitosa. A programação seguiu com a aula magna ministrada pela reitora Valéria Correia, que falou sobre o desafio de apresentar para os que chegam pela primeira vez à Universidade tudo aquilo que ela representa. “Temos esse desafio de fazer com que vocês compreendam um pouco do que é a Universidade, o significado dela para a sociedade, para os estudantes, para a formação de novos profissionais e para além disso, do compromisso com a cidadania”, afirmou. O tema Somos Todos Ufal: em defesa da universidade pública foi definido pelos grupos de estudantes que organizam a calourada.

A nova graduanda em Psicologia Marina Carvalho participou das atividades e contou do seu desejo de ingressar na Ufal. “Universidade pública era o que eu queria, não queria fazer particular, também por causa dos projetos de extensão e das possibilidades que são maiores dentro da Ufal”, contou. Para Liandra Santos, entrar em uma universidade federal pela segunda vez foi uma vitória. A estudante é do município de Água Branca e ingressou no Campus do Sertão, mas não no curso que queria. “Agora estou aqui para fazer o curso que eu quero. Vai ser uma experiência nova e para mim é uma conquista, estou muito feliz”, conta Liandra, que acaba de entrar no curso de Nutrição.

Representantes do Movimento Estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) da Ufal também estiveram presentes durante a calourada, seguidos da apresentação das pró-reitorias de Graduação, Estudantil, de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação, e dos Órgãos de Apoio, Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Biblioteca Central (BC). Ao final do primeiro dia de atividades, os calouros puderam conhecer o campus, guiados por estudantes de diversos cursos. A Calourada Universitária segue até o dia 30 de janeiro, confira a programação completa

Outras ações

Nesta terça-feira (23), das 8h30 às 16h, acontece a Calourada Vermelha, ação solidária em parceria com o Hemoal. A doação de sangue será no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e no Campus Arapiraca. Na quarta-feira (24), haverá cadastro de medula ósseo no prédio da Reitoria e na quinta-feira (25), ocorre a Calourada Laranja, com teste rápido de HIV e distribuição de preservativos, no Centro de Interesse Comunitário (CIC).
Ufal lança Fórum de Saúde Mental na próxima segunda-feira (29)
Espaço é destinado à discussão e formação sobre o tema na Universidade

26/05/2017 14h34 - Atualizado em 29/05/2017 às 18h22

Na próxima segunda-feira (29), no Auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, acontecerá o lançamento do Fórum de Saúde Mental, um espaço para discussão e formação sobre o tema na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento começa às 9h e é aberto à comunidade universitária e à sociedade.

Para além da formação de grande parte dos profissionais que estão na rede de saúde, a Ufal tem sido catalisadora de práticas que fortalecem a saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), e o Fórum pretende ser um aglutinador dessas tantas iniciativas e impulsionador de inovações.

“A participação de todos é imprescindível na discussão dos conhecimentos acerca dos direitos e deveres no desenvolvimento de ações que garantam e enfatizem relações políticas e sociais nas questões em debate”, afirmou a reitora Valéria Correia.
Os Grupos de Trabalho (GT) encaminharão ações relativas às frentes de atuação definidas pelo Fórum. Em andamento estão as seguintes: participação da Ufal na rede de atenção psicossocial em Alagoas com leitos no Hospital Universitário (HU), instalação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) escola e definição de política de saúde mental na Universidade.

O espaço será coordenado por um grupo de articuladores vinculados às Unidades Acadêmicas e Pró-reitorias que tenham ações voltadas ao tema. Inicialmente participam a Escola de Enfermagem e Farmácia (Ensenfar), Instituto de Psicologia (IP), Faculdade de Medicina (Famed), Faculdade de Serviço Social (FSSO), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Pró-reitoria Estudantil (Proest), o HU, a Unidade de Palmeira dos Índios (Campus Arapiraca) e representação estudantil.

A iniciativa tem como objetivo defender a concepção ampliada de saúde mental numa perspectiva antimanicomial e de defesa de direitos humanos.

Assessoria de Comunicação Ufal | Jornalismo
Published:

Owner

Assessoria de Comunicação Ufal | Jornalismo

Published:

Creative Fields